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Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
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Seg, 07 Dez 2020 12:31:00 -0300
Programa Ciência no Mar ganha mais recursos com adesão da Marinha
Parceria entre CNPq e Marinha proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões para 4 projetos da Chamada de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões, recursos da Marinha e do MCTI.Parceria firmada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Marinha do Brasil proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões à Chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar, com apoio a novos quatro projetos. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões em investimentos. Além da Marinha, os recursos serão investidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A chamada foi lançada com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionados ao derramamento de óleo ocorrido a partir de agosto de 2019 na costa brasileira que visem contribuir significativamente para o Programa Ciência no Mar.
Nesta segunda, 07, às 14h, a Marinha realizará a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das atividades de Monitoramento e a Neutralização dos Impactos decorrentes da Poluição Marinha por Óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul, com a participação do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela. Saiba mais.
Veja aqui o resultado final completo.
Importância litorânea para o Brasil
O recente desastre de derramamento de óleo na costa brasileira em 2019 demonstrou a importância de ações públicas embasadas no melhor conhecimento científico disponível, a fim de que as iniciativas de remediação reduzam os prejuízos para a biodiversidade e para a saúde humana. Além disso, ressaltou a necessidade de evidências científicas na proposição de medidas que busquem a prevenção a novos acidentes que possam colocar em risco a qualidade de vida da ocupação humana ao longo da costa brasileira.
Estima-se que mais de 26% da população brasileira resida na zona costeira, sendo o litoral a área protagonista no histórico processo de ocupação do território nacional. A importância litorânea pode ser expressa pelo recorte federativo brasileiro: são 17 Estados e 274 Municípios defrontantes com o mar, e 16 das 28regiões metropolitanas existentes no País. O Brasil possui diversas ilhas costeiras, inclusive abrigando capitais (São Luís, Vitória e Florianópolis), além de ilhas oceânicas que representam pontos importantes do território nacional (Fernando de Noronha, o Arquipélago de São Pedro e Trindade e Martim Vaz, e o Arquipélago de Abrolhos).
Grande parte do comércio internacional, da exploração do petróleo, da atividade pesqueira e de turismo está relacionada com o mar brasileiro. Relevante também é a riqueza da biodiversidade marinha e costeira do País, que deve ser preservada como importante ecossistema para a manutenção da vida. Além disso, o Brasil possui 26,3% de sua Zona Econômica Exclusiva protegida dentro de unidades de conservação, que devem também ser pólos-modelo para medidas de conservação e uso sustentável.
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Qui, 26 Nov 2020 17:37:00 -0300
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.
Veja aqui o resultado preliminar.
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Sex, 20 Mar 2020 16:24:00 -0300
Jogos melhoram o aprendizado de leitura e escrita de crianças
Um experimento realizado com alunos de educação infantil mostrou que o uso de jogos digitais de consciência fonológica conceito que abarca uma série de habilidades, como separar sílabas, juntar sons para formar novas palavras e reconhecer rimas e vocábulos iniciados pelos mesmos sons aumentou a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças.Um experimento realizado com alunos de educação infantil mostrou que o uso de jogos digitais de consciência fonológica conceito que abarca uma série de habilidades, como separar sílabas, juntar sons para formar novas palavras e reconhecer rimas e vocábulos iniciados pelos mesmos sons aumentou a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças.
Uso de jogos digitais aumentam a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças
Os resultados da pesquisa, que integram a tese de doutorado em educação do brasileiro Americo Amorim, defendida em 2018 na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, estão em artigo publicado em março, no periódico científico Educational Researcher. Amorim é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e de Extensão Inovadora (DTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Partindo da literatura internacional, que aponta que o baixo aprendizado em leitura e escrita está associado à falta de estimulação adequada das crianças na faixa etária pré-escolar, Amorim desenvolveu um programa de estimulação da consciência fonológica por meio de 20 atividades lúdicas gamificadas, que foram realizadas por meio de tablets de baixo custo. Elas foram aplicadas, com a ajuda de professores e psicólogos, durante três meses do segundo semestre de 2017, em 17 escolas particulares de cinco cidades pernambucanas ¿ Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.
Um total de 749 alunos, de 62 turmas, com idade média de 4 anos e meio, participou do experimento. As crianças foram divididas, por sorteio, em dois grupos o que realizou as atividades propostas e o que não as fez (grupo de controle). Ambos os grupos passaram por avaliações antes e depois desse período, e os resultados foram comparados. Os alunos que realizaram o programa tiveram resultados superiores em 68% (leitura) e 48% (escrita) em relação a aqueles que não participaram. Os jogos também geram relatórios que permitem que professores e gestores acompanhem o aprendizado dos alunos.
"Uma das principais contribuições da pesquisa é mostrar a importância de fazer esse tipo de estimulação lúdica já na educação infantil, o que contribui para a alfabetização na idade correta no ensino fundamental", observa Amorim.
O trabalho envolveu também pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e contou com financiamento do CNPq - por meio do RHAE Inovação, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Escribo Inovação para a Aprendizagem, empresa fundada por Amorim em 2015, que desenvolve e comercializa jogos pedagógicos.
Em 2018, a pesquisa foi repetida em escolas públicas, e os resultados, de acordo com Amorim, foram ainda melhores. "Crianças que recebem menos estímulos em casa e na escola acabam se beneficiando ainda mais. As turmas que utilizaram os jogos avançaram o dobro em leitura e o triplo em escrita. Isso nos motivou a continuar aperfeiçoando os jogos para atender cada vez mais as necessidades desses alunos".
Atualmente, mais de 100 escolas localizadas nos estados de Pernambuco, Ceará e São Paulo utilizam os programas, a maior parte delas da rede pública.
Mais informações
Americo Amorim, Doctor of Education
(81) 98825-2748
americo@jhu.edu
Fonte: Agência Bori
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Seg, 09 Mar 2020 16:15:00 -0300
Resultado Final - Bolsas PQ
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final das chamadas de Bolsas PQ e PQ Sênior.
Confira abaixo lista completa dos aprovados:
Chamada CNPq N º 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Chamada CNPq N º 07/2019 - Bolsas de Produtividade Sênior
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Sex, 06 Mar 2020 18:48:00 -0300
MCTIC e CNPq apoiam pesquisas em grafeno
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destinarão R$ 1,5 milhão para pesquisas de desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica tendo como principal objeto o Grafeno. A seleção dos projetos será feita por meio da Chamada lançada nesta sexta-feira. Do total de recursos, R$ 1 milhão será para bolsas de fomento tecnológico e R$ 500 mil para custeio. O prazo de submissão de propostas foi prorrogado para o dia 17 de julho de 2020*.
As propostas devem visar à geração de Produto Mínimo Viável - MVP e modelo de negócio validado e devem ser executadas por equipes empreendedoras ou Startups que se encontrem em estágio inicial. As propostas deverão se enquadrar em um dos seguintes temas:
- Aplicações e soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS);
- Dispositivos para aumento da produtividade no agronegócio (Agro 4.0);
- Soluções para as áreas de Petróleo e Gás;
- Sensores ou dispositivos para conectividade urbana (Cidades 4.0);
- Soluções para internet das coisas (IoT);
- Desenvolvimento de novos processos de produção e purificação ou novos processos escalonáveis e reprodutíveis, para o Grafeno com até 10 (dez) camadas;
- Soluções para aumentar a conectividade 5G; 2
- Novos dispositivos utilizando fotônica, nanotecnologias e semicondutores;
- Soluções tecnológicas de cunho social;
- Novos dispositivos para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Para mais informações, acessem a Chamada na íntegra.
*Matéria atualizada em 24 de abril de 2020.
O prazo de submissão de propostas foi prorrogada para o dia 17 de julho de 2020.
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Sex, 28 Fev 2020 17:31:00 -0300
Bolsista do CNPq é selecionado para programa de Engenharia Aeroespacial nos EUA
Três jovens estudantes brasileiros foram selecionados em um programa de engenharia aeroespacial nos EUA. Dentre os selecionados, está o bolsista de Iniciação Cientifica Junior do CNPq, Wanghley Soares. O estudante, de 17 anos, cursa o 3º ano de informática no Instituto Federal de Brasília (IFB) e concorreu com mais de 900 candidatos de todo o país.Três jovens estudantes brasileiros foram selecionados em um programa de engenharia aeroespacial nos Estados Unidos. A iniciativa oferecerá uma bolsa para duas semanas de estudos na National Flight Academy, pelo programa de Engenharia da Delta Airlines. Dentre os selecionados, está o bolsista de Iniciação Cientifica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wanghley Soares.
O estudante, de 17 anos, cursa o 3º ano de informática no Instituto Federal de Brasília (IFB) e concorreu com mais de 900 candidatos de todo o país. Aos 11 anos, Wanghley foi avaliado como uma criança com altas habilidades e superdotada. Estudou em escolas públicas da capital voltadas para crianças com capacidades específicas.
Wanghley Soares é aluno do Instituto Federal de Brasília e passará duas semanas nos EUA aperfeiçoando seus estudos. Foto: Reprodução/Pessoal
Hoje, com a bolsa do CNPq, contribuir com pesquisas no IFB como o desenvolvimento de um protótipo que detecta doenças neuromotoras a partir do movimento do paciente. "Com essa pesquisa, procuro realizar o diagnóstico e prognóstico de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, de forma a deixar esse diagnóstico simples e barato", explicou.
O estudante destacou a importância da bolsa no CNPq para progredir em suas pesquisas e projetos "O CNPq oferece a oportunidade de desenvolvimento sólido da ideia, fazendo com apoio financeiro e intelectual, a possibilidade de seqüência no desenvolvimento e patenteação ou registro daquilo que foi desenvolvido", disse.
Para o futuro, o jovem pensa em estudar Ciência da Computação ou Engenharia da Informação e se especializar nas áreas de Bioengenharia ou Ciência de Dados. Sua expectativa com a experiência nos Estados Unidos é aperfeiçoar o conhecimento em engenharia, adquirido em grande parte de forma autodidata, e programação, em particular relacionada às questões aeronáuticas.
O programa
A Junior Achievement (JA), responsável pelo programa de intercâmbio, é uma organização social que incentiva jovens de 90 países a desenvolverem técnicas pelo método do "aprender-fazendo".
Os programas de educação da JA são baseados em três pilares de atuação:
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Preparação para o mercado de trabalho
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Empreendedorismo
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Educação financeira
A seleção
Entre os critérios de seleção para estudar engenharia aeroespacial nos EUA, era necessário ser estudante do ensino médio, ex-aluno de um programa de impacto social da Junior Achievement (JA), além de ter bom desempenho acadêmico e fluência em inglês.
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Sex, 21 Fev 2020 15:13:00 -0300
PELD debate pesquisas sobre ecossistemas marinhos
A identificação e o desenvolvimento de estratégias para integrar as séries temporais dos ecossistemas marinhos do Brasil foram o foco do I Workshop de Integração de Séries Temporais de Ecossistemas Marinhos do Brasil, que aconteceu em Arraial do Cabo (RJ) entre os dias 10 e 12 de Fevereiro, promovido pelo PELD Ilhas Oceânicas - PELD-ILOC. O evento contou com a participação de pesquisadores de 17 grupos de pesquisa de sete estados brasileiros, e o Distrito Federal, que já vem monitorando por longos períodos os ambientes marinhos brasileiros, além da participação da Coordenadora do Programa de Pesquisa em Gestão de Ecossistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Fabíola Siqueira de Lacerda.
Participantes do Workshop durante o evento. Foto: Divulação.
O PELD é o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração coordenada pelo CNPq que fomenta a geração de conhecimento qualificado sobre os ecossistemas e a biodiversidade brasileira. O PELD-ILOC é um dos 33 sítios financiados pelo CNPq. Em sua apresentação, Fabíola discorreu sobre as perspectivas para a gestão e fomento à pesquisa em Biodiversidade e Ecologia.
As apresentações dos PELDs participantes incluíram pesquisas que estudam diferentes sistemas costeiro-marinhos, como: restingas, lagoas costeiras, manguezais, estuários, baías, recifes costeiros e ilhas oceânicas. O objetivo do workshop foi entender os principais gargalos e avanços no monitoramento dos diferentes componentes da biodiversidade marinha e dos fatores oceanográficos.
Da mesma maneira, pretende-se unir esforços para identificar eventos climáticos significativos que afetam as espécies marinhas brasileiras e funções sistêmicas críticas concomitante nos diferentes sistemas. Os produtos resultantes do workshop vão fornecer subsídios para estratégias de pesquisa, manejo e conservação das áreas marinhas do território nacional.
O evento contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).
O PELD
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) representa uma iniciativa pioneira e uma visão estratégica do Governo Federal, ao articular, desde 1999, uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas. Através do PELD, o CNPq fomenta a geração de conhecimento qualificado sobre os nossos ecossistemas e a biodiversidade que abrigam. O PELD estimula ainda a transferência do conhecimento gerado para a sociedade civil, visando contribuir para o desenvolvimento ambientalmente sustentável de nosso país.
As informações coletadas no PELD, que incluem longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e sua biota associada, são de extrema relevância para o Brasil, que é conhecido por ser o país mais megadiverso do mundo, abrigando em seu território cerca de um quarto da biodiversidade conhecida de todo o planeta. O país enfrenta também grandes desafios do ponto de vista do desenvolvimento sócio-econômico. Neste contexto, é grande a nossa responsabilidade em gerar e disponibilizar conhecimento que possa ser utilizado na construção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis do ponto de vista sócio-ambiental.
Contando com um destaque orçamentário específico no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal desde 2000, o PELD é executado pelo CNPq. Atualmente, conta com apoio financeiro da CAPES, de treze Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Fundo Newton (British Council).
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Qua, 12 Fev 2020 18:04:00 -0300
Uso de bactérias e material orgânico pode aumentar a produtividade da cana-de-açúcar
Uma pesquisa realizada na Esalq/USP por bolsistas do CNPq concluiu que a adição de composto e bactérias no solo resultou em um acréscimo de 20 toneladas por hectare no cultivo da cana-de-açúcar. A união dessas técnicas é considerada uma estratégia ecologicamente sustentável.Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) por bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concluiu que a adição de composto e bactérias no solo resultou em um acréscimo de 20 toneladas por hectare no cultivo da cana-de-açúcar. A união dessas técnicas é considerada uma estratégia ecologicamente sustentável, pois com o uso dos microrganismos e da compostagem consegue-se ganhos biológicos abaixo do solo, além de diminuir o uso de fertilizante fosfatado, representando ganho econômico.
"A fonte da maior parte dos fertilizantes fosfatados é de origem não renovável, ou seja, pode acabar, então nossa estratégia foi usarmos bactérias capazes de disponibilizar o fósforo e uma fonte de energia (o composto) para estimular a microbiota presente no solo e assim diminuirmos o uso de insumos fosfatados sintéticos", disse Antonio Marcos Miranda Silva, integrante deste projeto, ex-bolsista de Mestrado do CNPq atual bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Doutorado.
Segundo o pesquisador, apenas com o uso do composto, sem a adição de bactérias, foi possível aumentar a produtividade em condições de campo. "Com o fertilizante fosfatado rotineiramente utilizado (superfosfato triplo), obtivemos 145 toneladas por hectare de cana-de-açúcar, adicionando somente o composto, a produtividade foi para 155 toneladas por hectare, ou seja, ganhamos 10. Por fim, quando adicionamos composto e bactérias, a produtividade saltou para 165 toneladas por hectare, no primeiro ano de cultivo", detalhou Antonio Marcos.
O estudo foi desenvolvido sob a orientação da professora Elke Cardoso, do Departamento de Ciência do Solo e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Participaram, ainda, das pesquisas, os professores Godofredo Cesar Vitti e Rafael Otto, também bolsista PQ do CNPq; além dos pesquisadores Germán Estrada-Bonilla e Cintia Masuco Lopes, que atuou no projeto como bolsista de Doutorado do CNPq. Além do CNPq, o projeto foi financiando, também, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Etapas
A pesquisa seguiu por etapas como isolar bactérias da rizosfera da cana-de-açúcar, região de solo que circunda a raiz da planta, montar o experimento em casa de vegetação e inocular as bactérias e o composto já obtido da compostagem. Com os bons resultados em condições controladas, os pesquisadores realizaram o experimento em campo e observaram o aumento de produtividade.
O pesquisador explica que, durante o processo de obtenção do açúcar, gera-se naturalmente resíduos chamados de torta de filtro e cinzas de caldeira, que já são utilizados como forma de matéria orgânica nos cultivos de cana-de-açúcar. "Ao contrário do que é tradicionalmente feito, os subprodutos foram submetidos a um processo de compostagem e foi monitorada periodicamente por German Estrada-Bonilla em sua tese de doutorado. A compostagem é uma técnica milenar e torna os nutrientes mais disponíveis, tanto para os microrganismos quanto para as plantas", disse.
"Deixamos de aplicar um fertilizante que é não renovável, e adotamos uma estratégia ecológica, que é a inoculação de bactérias junto com seu alimento. As bactérias já temos no solo e o alimento já é gerado durante o processo de industrialização da cana, ou seja, temos um viés totalmente sustentável e que pode ser aplicado em condições reais", finalizou Antonio Marcos.
Divulgação
O estudo foi submetido em revistas científicas de elevado fator de impacto e também divulgado em vídeo no canal Agro Eco Ciência no Youtube, que publica produções sobre pesquisas em agroecologia. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=x_o9fd553gI&t=2s.
Fonte: ESALQ/USP
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Qua, 05 Fev 2020 18:41:00 -0300
Chamada CNPq/AWS - últimas semanas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Amazon Web Service (AWS) lançam a Chamada CNPq/AWS Nº 032/2019 - Acesso às Plataformas de Computação em Nuvem da AWS (Cloud Credits for Research). A iniciativa é fruto do acordo assinado entre as duas instituições, em outubro de 2019 para oferecer a pesquisadores brasileiros a oportunidade de utilizar créditos promocionais da AWS em projetos científicos em diversas áreas que utilizam serviços de computação em nuvem. A iniciativa faz parte do Programa AWS Cloud Credits for Research, conectando a AWS ao CNPq como parte do compromisso e investimento em educação e desenvolvimento tecnológico que a empresa realiza no país.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para apresentar a proposta é preciso:
- Possuir o título de Doutor
- Ser coordenador do projeto
- Ter vínculo com a instituição de execução da proposta
- Ter currículo na Plataforma Lattes atualizado
COMO DEVE SER A PROPOSTA?
Os projetos de pesquisa devem seguir as seguintes linhas temáticas:
a) Linha Temática 01 - Tecnologia Aeroespacial;
b) Linha Temática 02 - Energias Renováveis;
c) Linha Temática 03 - Transformação Digital;
d) Linha Temática 04 - Biodiversidade;
e) Linha Temática 05 - Biotecnologia; e
f) Linha Temática 06 - Mineração e Segurança de Barragens.
Além disso, as propostas precisam ser estruturadas no modelo apresentado no anexo da Chamada, descrevendo, entre outros itens, os serviços nas plataformas da AWS e demais serviços virtuais da AWS (disponíveis em https://aws.amazon.com/pt/products/) a serem utilizados no projeto de pesquisa e qual é o valor previsto de acordo com o simulador visto na AWS em https://calculator.s3.amazonaws.com/index.html
QUAIS BENEFÍCIOS OS PROJETOS SELECIONADOS RECEBERÃO?
Os projetos contemplados receberão créditos promocionais da AWS para acesso e utilização das plataformas disponibilizadas na forma de computação em nuvem, incluindo a transmissão, recepção e segurança de dados inerentes aos serviços prestados pela AWS.
Esses créditos serão oferecidos por meio de "Voucher" no limite de US$ 15.000,00 (quinze mil dólares americanos) para cada projeto, a serem utilizados por um período de até 12 meses corridos a partir da data de aprovação do projeto.
Ao todo, a chamada prevê recursos no valor global de US$ 400.000,00 (quatrocentos mil dólares americanos), oriundos do orçamento da AWS.
ATÉ QUANDO A PROPOSTA PODE SER SUBMETIDA?
O Prazo para a submissão da Chamada é até o dia 29 de fevereiro de 2020.
COMO POSSO TER MAIS INFORMAÇÕES?
Para mais informações sobre a Chamada, acesse aqui.
Se ainda houver dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do CNPq, disponível pelo telefone +55 61 3211-4000, das 08:00 às 20:00, por meio do e-mail atendimento@cnpq.br ou do formulário http://cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento.
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Sex, 24 Jan 2020 17:09:00 -0300
Prêmio José Reis de Divulgação Científica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança, nesta sexta-feira, 24, o 40º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A edição deste ano contempla a categoria "Jornalista em Ciência e Tecnologia". Podem concorrer jornalistas profissionais que atuem na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de Abril de 2020.
Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente desde 1978. Para participar, o candidato deve encaminhar, pelo correio, a ficha de inscrição preenchida, disponível no site do Prêmio (http://premios.cnpq.br/web/pjr), currículo atualizado em 2020 na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação e popularização científica, tecnológica, inovação e seus avanços; e trabalhos que comprovem sua atuação.
O vencedor ganha R$ 20 mil em dinheiro e diploma, além de participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho deste ano, onde o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos. O escolhido será anunciado em maio, após reunião da Comissão Julgadora.
Informações completas, no regulamento do prêmio.
O Prêmio
O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".
A sua criação, em 1978, representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos de idade.
A diversidade dos vencedores - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis ao motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.
Para saber mais acesse www.premiojosereis.cnpq.br ou envie uma mensagem para pjr@cnpq.br
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Ter, 21 Jan 2020 16:06:00 -0300
Nota de Pesar: Prof. Rolf Weber
Com pesar, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa o falecimento do Prof. Dr. Rolf Roland Weber na última sexta-feira, 17/01. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq por muitos anos e Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), o Prof. Rolf foi um dos pioneiros da área de química dos oceanos no Brasil. Foi, ainda, membro do Comitê Assessor de Oceanografia do CNPq e Diretor do Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP).
Bacharel e licenciado em Química na USP, onde também realizou Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Analítica, era especialista em Química da Poluição Marinha pela Universidade de Liverpool. Seu Pós-Doutorado foi realizado nos anos de 1988-1989 em Kiel, Alemanha, no Instituto de Ciências Marinhas e no Laboratório Internacional de Radioatividade Marinha-UNESCO Mônaco em 1989.
Ingressou no Instituto Oceanográfico em 1971, como estagiário, e, em 1976, passou a atuar profissionalmente como Químico no Laboratório de Oceanografia Química. Em 1981, foi contratado como docente do Instituto até sua aposentadoria em 2016. No IOUSP, exerceu vários cargos administrativos, incluindo o cargo de Diretor do Instituto entre 1997 e 2001, duas vezes vice-diretor e também Chefe do Departamento de Oceanografia Física do IOUSP. Além disso, foi Diretor do Museu de Ciências da USP entre 2002 e 2004.
Por iniciativa do Prof. Rolf Weber, foi criada a linha de pesquisa em Oceanografia Química dentro do Programa de Oceanografia Física do IOUSP, que mais tarde se tornaria o Programa de Pós Graduação em Oceanografia Química e Geológica.
Weber sempre foi grande referência nacional na área de Oceanografia Química, publicou mais de 40 trabalhos, em revistas indexadas, com intensa participação de seus orientados. Ressalta-se sua participação no Projeto FAPESP de Equipamentos Multi Usuários: aquisição de barco para pesquisa oceanográfica e teve papel fundamental na aquisição do barco de pesquisa Alpha Delphini, inaugurado em 2013.
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Sex, 17 Jan 2020 11:46:00 -0300
Fiocruz lança Concurso para meninas do DF
Vencedora ganhará uma viagem para o Rio de Janeiro, e terá a oportunidade de conhecer a Fiocruz, mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro
Que tal aproveitar o tempo das férias escolares para concorrer a uma viagem ao Rio de Janeiro e conhecer a Fundação Oswaldo Cruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, que este ano completa 120 anos? As jovens estudantes do Distrito Federal ou Entorno terão essa oportunidade. A Fiocruz Brasília lança, nesta quarta-feira (15/1), o Concurso de Ilustrações "A Ciência da vida: Minha vida é na ciência".
O Concurso, voltado para meninas estudantes entre 12 e 15 anos, de escolas públicas ou particulares, é parte das atividades da Fiocruz Brasília alusivas às comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Ciência em 11 de fevereiro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar, as estudantes devem criar uma ilustração e elaborar um texto escrito (entre 10 e 20 linhas) sobre o tema: "Ser uma cientista é..." As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de janeiro. Confira o regulamento.
A iniciativa tem como objetivo incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o tema Mais Meninas e Mulheres na Ciência, além de expor, em uma Mostra de Ilustrações, a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito.
O resultado será divulgado no dia 11 de fevereiro, durante o 1º Seminário #Mais Meninas na Fiocruz Brasília. Neste dia, a instituição estará de portas abertas para receber as meninas da comunidade escolar do DF e proporcionar a troca de vivências entre estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e as cientistas da Fiocruz Brasília.
Dar visibilidade ao tema "Mulheres e Meninas na Ciência" e propor uma reflexão sobre o contexto da ciência no Brasil é um dos objetivos do evento, que propõe ainda a discussão e reflexões sobre a inserção das jovens e mulheres na ciência a partir da trajetória das pesquisadoras da Fiocruz e convidadas. O seminário é gratuito e será certificado pela Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG).
Seminário
A primeira edição do Seminário #Mais Meninas na Fiocruz Brasília incluirá a Mostra de Ilustrações com o tema "A Ciência da vida: Minha vida é na ciência". Outras informações sobre formulário de inscrições e condições para participação estão disponíveis no regulamento. Acesse aqui
Para outras informações: maismeninasnaciencia@fiocruz.br