-
Sex, 28 Fev 2020 17:31:00 -0300
Bolsista do CNPq é selecionado para programa de Engenharia Aeroespacial nos EUA
Três jovens estudantes brasileiros foram selecionados em um programa de engenharia aeroespacial nos EUA. Dentre os selecionados, está o bolsista de Iniciação Cientifica Junior do CNPq, Wanghley Soares. O estudante, de 17 anos, cursa o 3º ano de informática no Instituto Federal de Brasília (IFB) e concorreu com mais de 900 candidatos de todo o país.Três jovens estudantes brasileiros foram selecionados em um programa de engenharia aeroespacial nos Estados Unidos. A iniciativa oferecerá uma bolsa para duas semanas de estudos na National Flight Academy, pelo programa de Engenharia da Delta Airlines. Dentre os selecionados, está o bolsista de Iniciação Cientifica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wanghley Soares.
O estudante, de 17 anos, cursa o 3º ano de informática no Instituto Federal de Brasília (IFB) e concorreu com mais de 900 candidatos de todo o país. Aos 11 anos, Wanghley foi avaliado como uma criança com altas habilidades e superdotada. Estudou em escolas públicas da capital voltadas para crianças com capacidades específicas.
Wanghley Soares é aluno do Instituto Federal de Brasília e passará duas semanas nos EUA aperfeiçoando seus estudos. Foto: Reprodução/Pessoal
Hoje, com a bolsa do CNPq, contribuir com pesquisas no IFB como o desenvolvimento de um protótipo que detecta doenças neuromotoras a partir do movimento do paciente. "Com essa pesquisa, procuro realizar o diagnóstico e prognóstico de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, de forma a deixar esse diagnóstico simples e barato", explicou.
O estudante destacou a importância da bolsa no CNPq para progredir em suas pesquisas e projetos "O CNPq oferece a oportunidade de desenvolvimento sólido da ideia, fazendo com apoio financeiro e intelectual, a possibilidade de seqüência no desenvolvimento e patenteação ou registro daquilo que foi desenvolvido", disse.
Para o futuro, o jovem pensa em estudar Ciência da Computação ou Engenharia da Informação e se especializar nas áreas de Bioengenharia ou Ciência de Dados. Sua expectativa com a experiência nos Estados Unidos é aperfeiçoar o conhecimento em engenharia, adquirido em grande parte de forma autodidata, e programação, em particular relacionada às questões aeronáuticas.
O programa
A Junior Achievement (JA), responsável pelo programa de intercâmbio, é uma organização social que incentiva jovens de 90 países a desenvolverem técnicas pelo método do "aprender-fazendo".
Os programas de educação da JA são baseados em três pilares de atuação:
-
Preparação para o mercado de trabalho
-
Empreendedorismo
-
Educação financeira
A seleção
Entre os critérios de seleção para estudar engenharia aeroespacial nos EUA, era necessário ser estudante do ensino médio, ex-aluno de um programa de impacto social da Junior Achievement (JA), além de ter bom desempenho acadêmico e fluência em inglês.
-