Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações

    Coordenador: Dominique Tilkin Gallois
    Currículo
    Área:Etnologia Indígena

    Período de 02/01/2019 a 31/01/2020

    O objetivo desta 2a edição do Seminário Internacional de Etnologia Guarani foi o de alargar e elevar a novos patamares o papel indígena na produção do conhecimento da disciplina antropológica, problematizando e experimentando diferentes formas de ?pacto?, ?diálogo? ou ?colaboração? entre estudiosos não indígenas e estudiosos e sabedores indígenas ? que inclui pesquisadores acadêmicos, mas também outros conhecedores de modos indígenas de saber que não passam pelo conhecimento acadêmico-científico. A ênfase numa metodologia colaborativa deu prosseguimento a uma série de iniciativas da instituição promotora , o Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (CEstA-USP), que tem como um de seus feixes temáticos as ?questões ameríndias contemporâneas?, incluindo os desafios e experimentações na produção compartilhada de conhecimento com populações ameríndias.

    Etnologia indígena colaboração Guarani Redes de relações modos de conhecer
  • PROJETO CITTÀ COSMOPOLITA Simuladores de Redes de Cidades

    Coordenador: Margarete Axt
    Currículo
    Área:Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

    Período de 11/01/2012 a 10/01/2014

    O Projeto Città Cosmopolita é desenvolvido pelo LELIC/UFRGS (Lab. Est. em Linguagem Interação Cognição) em parceria com a empresa CONEXUM. O projeto tem ainda parcerias nas universidades UNIPAMPA/RS, UNEB/BA e UP-Moçambique. Città, editor de cidades ou jogo de construção, para 4º e 5º anos ensino fundamental, adapta-se à composição contextual de cada grupo/turma. E pode ser explorado extra-curricularmente com outros grupos (crianças de faixas etárias mais baixas ou em atendimento por dificuldades de aprendizagem; professores em serviço ou em formação inicial). O Città - software livre, código aberto - faz parte do Projeto Institucional Civitas e está disponível para escolas públicas nas especificações de máquina/plataforma em uso. O projeto Civitas (Cnpq,2002), de responsabilidade do LELIC, propõe formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil, procurando aliar diferentes tecnologias (incluindo as de conteúdo digital como Città) à exploração inventiva de práticas pedagógicas que eliciem a curiosidade cognitiva seguida de aprendizagens, como também a formação de postura ético-estética de crianças e professores na relação com a alteridade e consigo mesmo. Nos 4º e 5º anos ensino fundamental, o professor experimenta deslocamento no eixo da proposta curricular oficial para pensar com as crianças invenção de cidades. Nos demais níveis o dispositivo (ou personagem) desencadeador dos processos criativos-inventivos desliza assumindo outras feições. Embora outros, os dispositivos-personagens têm a mesma característica de intercessores para o pensamento e acompanham estudos e vida das crianças durante todo o ano, produzindo continuamente intervenções para o aprender. A metodologia dialógica tem consistência que lhe é própria, operando nas dimensões política-ética-estética (aliadas da dimensão cognitiva) com conceitos como curiosidade, imaginação, invenção de problemas, problematização do cotidiano, cooperação...

    informática na educação formação docente prática pedagógica simuladores jogo digital
  • TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS DESCARTADOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE SUCO DE LARANJA EM COLORANTE NATURAL PARA PLÁSTICOS

    Coordenador: Eliane Ayres
    Currículo
    Área:Desenho de Produto

    Período de 01/06/2017 a 31/05/2020

    O suco de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina C, entre outros nutrientes. O Brasil é o líder mundial em produção de laranjas e metade do suco consumido no mundo é brasileiro, além disso o nosso país domina 80% do mercado de suco de laranja concentrado. Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras.Por outro lado, durante a produção de suco de laranja, apenas em torno da metade do peso de laranja fresca é transformado em suco gerando grandes quantidades de resíduo. Esta enorme quantidade de lixo é, na maioria dos casos, disseminada no solo em áreas adjacentes aos locais de produção, para sua utilização final como matéria prima para ração animal, ou então é queimado. A casca da laranja é composta por flavedo (porção colorida) e albedo (porção branca e esponjosa). O albedo já é bem utilizado para obtenção de um material plástico natural denominado pectina. Uma alternativa para zerar a gestão desses resíduos é a implementação de novos processos para a sua recuperação transformando-os em produtos com alto valor agregado. Nessa pesquisa foi proposta a extração da matéria colorida para produção de colorante natural. A extração foi realizada com sucesso e o colorante obtido foi testado em artefatos plásticos produzidos por impressão 3D. As impressoras domésticas se baseiam naquilo a que se chama "tecnologia de extrusão", ou seja, na produção de uma substância derretida através de uma abertura. Para tal, será necessário primeiro colocar na impressora a matéria-prima: fios de plástico vendidos em bobinas. Imagine um bolo com muitas camadas, sendo criado pedaço por pedaço, desde o início, até que o todo esteja montado. O procedimento depende do objeto que vai ser impresso. Em geral, o material é derretido (no caso do plástico, por exemplo) e aplicado por bicos de extrusão até formar o objeto tridimensional. O que nós fizemos foram fios de plástico coloridos com o nosso colorante de casca de laranja.

  • Coordenador: Claudia Lima Marques
    Currículo
    Área:Direito Civil

    Período de 16/03/2015 a 15/09/2015

    O Acordo do Aquífero Guarani (doravante denominado "Contrato" ou "acordo Aqüífero Guarani") é um acordo regional assinado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai com base nos princípios internacionais da prevenção de danos e uso sustentável da fonte de água subterrânea neste área da América do Sul. O tratado ainda não entrou em vigor, já que dois dos quatro estados ainda não o ratificaram. Uma vez que eles o fizeram, o Comissão do Aquífero Guarani deve ser estabelecido no âmbito de uma Secretaria de outro tratado regional, o Tratado da Placa Rio Bacia, que lida com as águas superficiais da região. Preocupações especiais do Acordo do Aquífero Guarani são: compartilhamento técnico e científico da informação, estudos de monitoramento da qualidade e quantidade da água e proteção da água doce do Aquífero, com procedimentos de notificação e de consulta em determinadas circunstâncias sobre a situação do reservatório de água.

    direito civil direito internacional
  • XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: “Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia”

    Coordenador: Antônio Álvaro Soares Zuin
    Currículo
    Área:Filosofia da Educação

    Período de 01/10/2018 a 31/07/2019

    A exemplo do que ocorrera no nosso X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência, Memória, realizado na UFSCar no período de 10 a 14 de setembro de 2016, as expectativas dos organizadores e dos participantes deste nosso congresso atual também foram confirmadas em função do alto nível e qualidade das conferências, das mesas redondas e da maioria das comunicações e dos pôsteres. Houve grande participação dos presentes nos debates. O site, bem como o e-mail do congresso, foram de grande auxílio para o bom desenvolvimento das etapas que antecederam a realização do evento. De fato, houve intensos debates tanto nas conferências, quanto nas mesas-redondas e nas apresentações das comunicações e pôsteres . Em relação às mesas-redondas, os coordenadores optaram pela realização das duas palestras para que as perguntas fossem feitas logo após em blocos, fato este que proporcionou um ótimo resultado, pois não houve quaisquer prejuízos em relação aos tempos de exposição dos respectivos professores-doutores. As palestras dos participantes das mesas-redondas provocaram debates a respeito das contribuições dos conceitos elaborados pelos frankfurtianos (com destaque para as contribuições de Benjamin e Adorno) para a reflexão da temática do congresso.

    Semiformação Racionalidade Indústria Cultural Estado de Exceção Teoria Crítica Theodor W. Adorno
  • XIV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica,

    Coordenador: Zeyne Alves Pires Scherer
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde Mental

    Período de 17/06/2016 a 30/05/2017

    Nesta 14ª edição escolhemos como tema ?Vulnerabilidade e Saúde Mental: perspectivas para o cuidado". Para a escolha dessa temática considerou-se que nas últimas décadas, assistimos a rápido e constante crescimento da população sem um projeto civilizatório compatível. Este fato tem conduzido a sociedade a rápidas e nem sempre bem-sucedidas adaptações às novas formas de pensar, de agir e de se estabelecer, culminando em um aumento significativo das situações de vulnerabilidade, sobretudo no que diz respeito ao sofrimento ou adoecimento mental. Assim, o XIV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica trouxe como enfoque as diversas facetas do campo da atenção psicossocial em sua interface com o fenômeno da violência, o consumo de álcool e outras drogas e as necessidades de saúde mental de grupos específicos como mulheres, crianças e adolescentes. O evento permitiu o acesso à produção científica e tecnológica em Saúde Mental para 398 participantes, entre os quais, estudantes, gestores, profissionais e pesquisadores oriundos de 16 Estados brasileiros. Entre as principais atividades, foi oferecido uma conferência de abertura, 07 workshops e 05 mesas redondas interdisciplinares, cujas temáticas foram apresentadas à análise crítica dos rumos que a Saúde Mental tem tomado nas últimas décadas. Os palestrantes discorreram ainda sobre a história do conhecimento e das práticas do cuidado neste âmbito, as diferentes manifestações de sofrimento da modernidade e as experiências inovadoras de cuidado de saúde mental e enfermagem psiquiátrica às populações vulneráveis. Adicionalmente, durante a programação foram realizadas atividades interativas como roda de conversa, reuniões de grupos de pesquisa, apresentação de capoeira e exposição de trabalhos dos usuários de diferentes serviços de atendimento a saúde mental. A apresentação de trabalhos científicos reuniu 431 trabalhos, entre pesquisas, revisões e relatos de experiências.

    enfermagem psiquiátrica saúde mental vulnerabilidade cuidado
  • Redução de Vibrações em Estruturas

    Coordenador: Carlos Magluta
    Currículo
    Área:Estruturas

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2012

    Este projeto de pesquisa tem com principal objetivo reduzir as vibrações excessivas das estruturas a fim de garantir a segurança estrutural ou o conforto humano. Este tema tem sido amplamente pesquisado para diversos tipos de estruturas civis tais como prédios em região de terremotos, passarelas e grandes estádios, etc... Os resultados obtidos permitem o projeto e instalação de algumas metodologias que agem reduzindo as vibrações, além de permitir a formação de engenheiros mais qualificados.

    Redução de Vibrações Híbridos Ativos Sistas Passivos
  • Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de pragas florestais em teca por sensoriamento remoto

    Coordenador: Alexandre dos Santos
    Currículo
    Área:Proteção Florestal

    Período de 12/12/2013 a 31/12/2015

    O projeto "Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de pragas florestais em teca por sensoriamento remoto" desenvolveu um pacote tecnológico inédito no setor florestal, que compreende a identificação e a determinação da posição geográfica de insetos praga na cultura da teca com o uso de celulares. Os resultados coletados com o uso de celulares, permitem a posterior caracterização de árvores atacadas por insetos com o uso de imagens de satélite gratuitas. A implantação do pacote tecnológico proposto irá redundar em um menor custo de mão de obra e na redução do uso de inseticidas pelas empresas florestais que cultivam a teca.

  • Coordenador: Sandra Regina Salvador Ferreira
    Currículo
    Área:Engenharia de Alimentos

    Período de 01/11/2017 a 31/10/2018

    Ao final do projeto foram obtidos, a partir da polpa de buriti, uma fração lipídica rica em carotenoides, obtida com CO2, e uma fração polar rica em compostos fenólicos e de maior potencial antioxidante, obtida com líquido pressurizado.Os resultados alcançados representam um avanço para o emprego de processos alternativos, especialmente para a valorização do potencial biológico de matérias-primas importantes para o Brasil, que devem ser utilizadas de forma racional. Aliado a isto destacamos a agregação de valor a diferentes matrizes vegetais, tornando-as mais atrativas e possibilitando a geração de empregos com estas novas tecnologias. Como repercussão da execução deste projeto espera-se estabelecer a importância das tecnologias verdes como diferencial na área de recuperação de compostos bioativos a partir de fontes vegetais.

  • XXII Ciência Viva

    Coordenador: Adevailton Bernardo dos Santos
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 01/12/2016 a 30/11/2018

    A realização de projetos que envolvem pesquisas científicas pelos estudantes de Ensino Básico, para apresentação em feiras de ciências, tem se mostrado uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências, ao mesmo tempo em que cria um importante espaço de desenvolvimento da cultura científica. Os principais impactos destes eventos sobre a comunidade escolar da cidade de Uberlândia, principalmente a envolvida diretamente com a Educação Básica foram em relação a mudança de atitudes que os envolvidos possuíam em relação as feiras de ciência: antes as apresentações dos trabalhos baseavam-se em demonstrar algumas ?verdades? da ciência ao público, sem nenhuma construção de conhecimento novo, sendo que agora, os projetos, em sua maioria seguem a metodologia científica e realizam pesquisa com construção de conhecimento novo. A conclusão aponta para diversos pontos positivos apesar de notar que também há algumas dificuldades.

    Ensino básico Feiras de ciência Uberlândia Cidadania. Minas Gerais
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