Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Brasil
Acesso à informação
  • menu icon
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Participe
  • Serviços
  • Legislação
  • Canais
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site

CNPq

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

  • Youtube
  • SoundClound
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • RSS
  • Perguntas frequentes
  • Central de Atendimento
  • Serviços
  • E-mail do Pesquisador
  • Área de imprensa
Você está aqui:
  • CNPq/
  • Assuntos/
  • Comunicação/
  • Imprensa/
  • visualização de notícias/
MENU
    • Assuntos
      • Institucional
        • Apresentação
        • Organograma
        • Competências
        • Base Jurídica
          • Regimento Interno PO-951
          • Lei nº 1.310
          • Decreto nº 8.866
        • Conselho Deliberativo
        • Agenda de autoridades
          • Presidência
          • Diretoria - DCOI
          • Diretoria - DEHS
          • Diretoria - DABS
          • Diretoria - DGTI
        • Diretoria Executiva
        • Comitês de Assessoramento
          • Membros dos Comitês
          • Critérios de Julgamento
          • Renovação de CAs
          • Normas do CA
          • Calendário
        • Comissão de Integridade
          • Apresentação
          • Composição
          • Diretrizes
          • Documentos da CIAC
        • Quem é quem
        • Propriedade Intelectual
          • SESPI
          • Restrição de Acesso à Informação
        • Normas
        • Comissão de Ética
          • Apresentação
          • Legislação
        • Gestão de Documentos
        • História
          • A Criação
          • Questão Nuclear
          • Anos 50
          • Anos 60
          • Anos 70
          • Anos 80
          • Anos 90
        • Servidores
        • Estatísticas e Indicadores
          • Apresentação
          • Bolsas e auxilios
            • Séries Históricas
            • Demanda e atendimento
          • Indicadores de Pesquisa
          • Titulação de Bolsistas
          • Grupos de Pesquisa - Censos
        • Contatos
      • Bolsas e Auxílios
        • Apresentação
        • Bolsas
          • Modalidades
          • Cartão Bolsista no Exterior
          • Auxílio deslocamento
          • Bolsistas Egressos (Exterior)
        • Auxílios
          • Apresentação
          • Cartão Pesquisa
        • Chamadas
          • Abertas
          • Encerradas
          • Resultados
          • Calendário regular
        • Tabelas de valores
          • Bolsas
            • No país
            • No exterior
            • Fomento Tecnológico
          • Diárias para auxílios
        • Calendários
          • Bolsas no país
          • Bolsas no exterior
          • Auxílios
        • Prestação de contas
      • Programas
        • Apresentação
        • ALI
          • Apresentação
          • Histórico
          • Chamadas Públicas
          • Publicações
        • CBAB
          • Apresentação
        • RHAE
          • Apresentação
          • Arquivos
          • Serviços
        • Mulher e Ciência
          • Apresentação
          • Ações
          • Histórico
          • Eventos
            • Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
            • Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
          • Estatísticas
          • Publicações
          • Vídeos
          • Projetos
            • Pioneiras da Ciência
            • Jovens Pesquisadoras
          • Contatos
        • PELD
          • Apresentação
          • Histórico
          • Sítios PELD
          • Chamadas Públicas
          • Parcerias
          • Eventos
          • Publicações
          • Estatísticas
          • Galeria de Imagens
          • ILTER
          • Repositório de dados PELD
          • Selo PELD
          • Contato
        • PROANTAR
          • Apresentação
        • PPBIO
          • Apresentação
        • Ciência sem Fronteiras
        • Cooperação Internacional
          • Apresentação
          • Bolsas
          • Organismos
          • Convênios Bilaterais
          • CIAM
          • CERN
          • Ciências do Mar
          • CPLP
          • PROSUL
          • CYTED
          • Mata Atlântica
          • PROÁFRICA
          • IBAS
          • Programa MCT-Mz
        • INCT
        • Cooperação Nacional
          • Parcerias Estaduais
            • PRONEX
        • SISBIOTA
          • Apresentação
          • Histórico
          • Redes de Pesquisa
          • Cofinanciadores
          • Eventos
          • Publicações
          • Galeria de vídeos
        • REFLORA
          • Apresentação
        • Rede PRÓ CENTRO-OESTE
          • Apresentação
        • Programas Institucionais de Iniciação C&T
          • Apresentação
          • Ensino Superior
            • PIBIC
            • PIBIC nas Ações Afirmativas
            • PIBITI
            • PICME
          • Ensino Fundamental / Médio
            • PIBIC Ensino Médio
            • PIC-OBMEP
            • IC-Jr/FAPs
          • Formulários e Orientações
            • Para o Gestor Institucional
            • Para o Comitê Externo e Institucional
            • Para o Coordenador
            • Para o Estudante
          • Reunião Anual 2014
          • Reunião Anual 2015
          • Painel ICT
        • PROTAX
          • Apresentação
        • BIONORTE
          • Apresentação
        • Arquipélago e Ilhas Oceânicas
          • Apresentação
        • Importações para Pesquisa
          • Apresentação
          • CNPq Expresso
          • TIP
          • Credenciamento
            • Pessoa Física
            • Pessoa Jurídica
        • AEX (Expedição Científica)
          • O que é Expedição Científica
          • Atividades isentas de autorização
          • Como solicitar
          • Requisitos
          • Emissão do Visto
          • Formulários e Documentos
          • Autorizações Prévias
          • Análise da Proposta
          • Alteração de Projetos Vigentes
          • Relatórios Técnicos
          • Legislação
          • Contato
          • In English (summary)
        • REBIOTERIO
          • Apresentação
          • Curso EAD
          • Biotérios Associados
        • Programa de Divulgação e Disseminação Científica
      • Prêmios
        • Apresentação
        • Menção Especial de Agradecimento
          • Regulamento
          • Agraciados
        • Pesquisador Emérito
          • Regulamento
          • Agraciados
          • Fotos
        • Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
        • Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
        • Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
        • Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
        • Prêmio Almirante Álvaro Alberto
        • Prêmio Jovem Cientista
        • Prêmio José Reis
      • Popularização da Ciência
        • Por que popularizar?
        • Fazendo Divulgação Científica
          • Apresentação
          • Entrevistas
          • Links Interessantes
        • Prêmios
        • Pioneiras da ciência
        • Museus e Centros de Ciência
          • Apresentação
          • Centro-Oeste
          • Nordeste
          • Norte
          • Sudeste
          • Sul
        • Olimpíadas científicas
        • Feiras e Mostras de Ciência
          • Apresentação
          • Feiras Nacionais
          • Feiras Estaduais
          • Feiras Municipais
          • Itinerantes
        • Semana Nacional de CT&I
        • Relatórios de pesquisa
        • Memória do CNPq
          • Bibliografia
          • Dirigentes
        • Programa Editorial
          • Apresentação
          • Ciências Agrárias
          • Ciências Biológicas
          • Ciências da Saúde
          • Ciências Exatas e da Terra
          • Ciências Humanas
          • Ciências Sociais Aplicadas
          • Linguística, Letras e Artes
          • Engenharias
          • Multidisciplinar
          • Outras
        • Calendário
        • Contato
        • Destaque
          • Iniciação científica
          • Pesquisador emérito
          • Pesquisador sênior
        • Mídia
          • Imagens da Ciência
          • Vídeos
          • Publicações
          • Pesquisa e Notícia
      • Comunicação
        • Imprensa
          • Cadastro de jornalistas
          • Fale com a Coordenação
        • Publicações
          • Impressos
        • Identidade visual
          • Marca CNPq
          • Manual de aplicação
        • Área de imprensa
        • Aplicativo
      • Parcerias
        • Apresentação
        • Instituições
        • Nacionais
        • Internacionais
        • CORI
      • Serviços
        • Ferramentas
        • Ouvidoria
          • Apresentação
          • Histórico
          • Publicações e Documentos
          • Legislação
          • Fale com a ouvidoria
        • Emissão de Contra-cheques
        • Declaração de Rendimentos
        • Assinador Digital
        • Consultar Autenticidade de Documentos
        • Autenticador Digital
        • Gerador GRU
        • Sua Senha
        • Esqueceu sua senha?
        • Acesso ao Patrimonio Genético
          • Nova Lei da Biodiversidade
          • Autorizações Concedidas
          • Solicitações Indeferidas
        • Livro Eletrônico
        • Suporte a Propriedade Intelectual
        • Importações para pesquisa
        • Cartilha de segurança para internet
        • Carta ao Cidadão
        • Expedição Científica
        • SEI
    • Acesso à Informação
      • Apresentação
      • Institucional
      • Ações e Programas PPA
      • Auditoria Interna
      • Processos de Contas Anuais
      • Convênios
      • Despesas
      • Licitações e Contratos
        • Contratos
        • Licitações
        • Terceirização
      • Consultas Públicas
      • Servidores
        • Servidores do CNPq
        • Ação de Desenvolvimento de Pessoa
      • Lei - Acesso a Informação
      • SIC
      • Sistema e-SIC
      • Informações Classificadas
      • PDTIC
      • Planejamento Estratégico
      • Dados abertos
        • Apresentação
        • Consulta de dados
    • Centrais de Conteúdos
      • Áudios
      • Vídeos
      • Imagens
      • Dados Abertos
  1. Jogos melhoram o aprendizado de leitura e escrita de crianças
     
    Sex, 20 Mar 2020 16:24:00 -0300

    Jogos melhoram o aprendizado de leitura e escrita de crianças

    Um experimento realizado com alunos de educação infantil mostrou que o uso de jogos digitais de consciência fonológica conceito que abarca uma série de habilidades, como separar sílabas, juntar sons para formar novas palavras e reconhecer rimas e vocábulos iniciados pelos mesmos sons aumentou a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças.

    Coordenação de Comunicação Social do CNPq

    Sex, 20 Mar 2020 16:24:00 -0300

    Imprimir notícia Imprimir Informar erro com a notícia Comunicar erro

     
    Compartilhar

    Tweet
     

    Um experimento realizado com alunos de educação infantil mostrou que o uso de jogos digitais de consciência fonológica conceito que abarca uma série de habilidades, como  separar sílabas, juntar sons para formar novas palavras e reconhecer rimas e vocábulos iniciados pelos mesmos sons aumentou a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças.

    Uso de jogos digitais aumentam a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças

    Os resultados da pesquisa, que integram a tese de doutorado em educação do brasileiro Americo Amorim, defendida em 2018 na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, estão em artigo publicado em março, no periódico científico Educational Researcher. Amorim é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e de Extensão Inovadora (DTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Partindo da literatura internacional, que aponta que o baixo aprendizado em leitura e escrita está associado à falta de estimulação adequada das crianças na faixa etária pré-escolar, Amorim desenvolveu um programa de estimulação da consciência fonológica por meio de 20 atividades lúdicas gamificadas, que foram realizadas por meio de tablets de baixo custo. Elas foram aplicadas, com a ajuda de professores e psicólogos, durante três meses do segundo semestre de 2017, em 17 escolas particulares de cinco cidades pernambucanas ¿ Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

    Um total de 749 alunos, de 62 turmas, com idade média de 4 anos e meio, participou do experimento. As crianças foram divididas, por sorteio, em dois grupos o que realizou as atividades propostas e o que não as fez (grupo de controle). Ambos os grupos passaram por avaliações antes e depois desse período, e os resultados foram comparados. Os alunos que realizaram o programa tiveram resultados superiores em 68% (leitura) e 48% (escrita) em relação a aqueles que não participaram. Os jogos também geram relatórios que permitem que professores e gestores acompanhem o aprendizado dos alunos.

    "Uma das principais contribuições da pesquisa é mostrar a importância de fazer esse tipo de estimulação lúdica já na educação infantil, o que contribui para a alfabetização na idade correta no ensino fundamental", observa Amorim.

    O trabalho envolveu também pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e contou com financiamento do CNPq - por meio do RHAE Inovação, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Escribo Inovação para a Aprendizagem, empresa fundada por Amorim em 2015, que desenvolve e comercializa jogos pedagógicos.

    Em 2018, a pesquisa foi repetida em escolas públicas, e os resultados, de acordo com Amorim, foram ainda melhores. "Crianças que recebem menos estímulos em casa e na escola acabam se beneficiando ainda mais. As turmas que utilizaram os jogos avançaram o dobro em leitura e o triplo em escrita. Isso nos motivou a continuar aperfeiçoando os jogos para atender cada vez mais as necessidades desses alunos".

    Atualmente, mais de 100 escolas localizadas nos estados de Pernambuco, Ceará e São Paulo utilizam os programas, a maior parte delas da rede pública.

    Mais informações

    Americo Amorim, Doctor of Education

    (81) 98825-2748

    americo@jhu.edu

    Fonte: Agência Bori

Voltar para o topo

Atuação

  • Acesso à Informação
  • Institucional
  • Bolsas e Auxílios
  • Programas
  • Prêmios
  • Popularização da Ciência
  • Comunicação
  • Parcerias

Serviços

  • Ferramentas
  • Ouvidoria
  • Central de Atendimento
  • Agência de Viagem
  • Emissão de Contra-cheques
  • Declaração de Rendimentos
  • Assinador Digital
  • Gerador GRU
  • Sua Senha
  • Esqueceu sua senha?
  • Cadastrar Usuário
  • Livro Eletrônico
  • Dados abertos
  • Suporte a Propriedade Intelectual

Redes Sociais

  • Twitter
  • YouTube
  • SoundCloud

RSS

  • O que é?
  • Assine

Navegação

  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
Acesso a informação Governo Federal

SHIS QI 01, Conj. B, Blocos A, B, C e D, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília - DF, CEP 71.605-001 - CNPJ: 33.654.831/0001-36

Desenvolvido em Liferay