Notícias Destaque em CT&I
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Sex, 09 Nov 2018 16:31:00 -0200
Liberados US$ 300 milhões para importação à pesquisa
Foi fixado em US$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de dólares dos Estados Unidos da América) o valor do limite global anual, para o exercício de 2019, relativo à importação de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica. A portaria autorizando as importações foi publicada no Diário Oficial da União em 06 de novembro, pelo Ministro da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia.Para fazer as importações, os pesquisadores e entidades de CT&I devem estar credenciados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável pelo programa (importafacil@cnpq.br)
Foi fixado em US$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de dólares dos Estados Unidos da América) o valor do limite global anual, para o exercício de 2019, relativo à importação de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica. A portaria autorizando as importações foi publicada no Diário Oficial da União em 06 de novembro, pelo Ministro da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia.
Os pesquisadores ainda não credenciados interessados em realizar o seu credenciamento no programa Ciência Importa Fácil devem acessar aqui a segunda via do Termo de Compromisso, confirmar os dados de sua instituição de vínculo, sendo que o original do novo Termo de Compromisso assinado deverá ser escaneado e o arquivo eletrônico enviado para importafacil@cnpq.br
Os pesquisadores já habilitados para credenciamento no programa Ciência Importa Fácil podem acessar aqui o Termo de Compromisso, cujo original assinado deverá ser escaneado e o arquivo eletrônico enviado para importafacil@cnpq.br
As entidades de C&T (pessoas jurídicas) interessadas em realizar o seu Credenciamento - Lei 8.010/1900 - devem encaminhar solicitação para credenciamento@cnpq.br, informando nome, CNPJ e o número do registro de credenciamento, para que possam receber orientações quanto à documentação necessária.
Já as entidades de C&T que estejam credenciadas podem consultar aqui os dados do seu registro de Credenciamento-Lei 8.010/1990.
O Presidente do CNPq, Mario Neto Borges, também publicou Despacho estabelecendo alguns critérios:
1 - A distribuição da cota global anual de importações para o exercício de 2019 dar-se-á mediante o registro, pela entidade ou pesquisador credenciado e aprovação, pelo CNPq, do licenciamento de importação no Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, respeitado o limite anual concedido pelo Ministério da Fazenda.
2 - Deduzir diretamente da cota global destinada ao CNPq o valor das importações
dos cientistas e pesquisadores.
Em 2018, o limite autorizado foi de US$ 203,8 milhões, sendo que as solicitações totalizaram cerca de US$ 274 milhões. A cota abrange itens definidos pela Lei 8.010 de 29 de março de 1990, tais como máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa.
O presidente do CNPq ressaltou a importância da publicação ainda este ano da cota de importação, dizendo que "com essa medida, a comunidade científica terá ciência dos valores já publicados para 2019 e o CNPq fará com mais tranquilidade a análise dos pedidos das entidades e pesquisadores credenciados". Para o ano de 2018, a publicação ocorreu somente em fevereiro.
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Ter, 06 Nov 2018 17:04:00 -0200
Seminário avalia projetos de prevenção e combate ao Zika
Coordenadores dos projetos aprovados na Chamada Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao Vírus Zika estão reunidos em Brasília para o II Seminário de Avaliação Parcial. O encontro foi aberto nesta terça-feira e vai até o dia 8 de novembro. O objetivo é acompanhar a execução dos projetos e avaliar o potencial dos resultados gerados até o momento.Coordenadores dos projetos aprovados na Chamada Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao Vírus Zika estão reunidos em Brasília para o II Seminário de Avaliação Parcial. O encontro foi aberto nesta terça-feira, 6, e vai até o dia 8 de novembro.
O objetivo é acompanhar a execução dos projetos de pesquisa financiados por meio da chamada, e avaliar o potencial dos resultados gerados até o momento para melhoria das políticas públicas de saúde.
Durante a abertura, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcelo Marcos Morales, destacou a importância dessa ação como exemplo de articulação e otimização de recursos no governo federal. "Extrair os melhores resultados é de extrema importância para monitorar o impacto das pesquisas na tomada de decisão de políticas públicas", ressalto o diretor.
O diretor do CNPq, Marcelo Morales, fala durante a abertura do Seminário, no auditório da Capes, em Brasília
Morales falou ainda da repercussão das pesquisas desenvolvidas com apoio da chamada por meio da publicação de 218 artigos científicos. Segundo ele, o Brasil conseguiu ter um destaque mundial na solução da crise do Zika. E completou: "somos um país que sabe resolver os seus problemas baseando-se em ciência e tecnologia. É isso que temos que mostrar pro mundo e pra nossa população".
O diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes Sobrinho falou sobre a necessidade de valorizar a pesquisa básica e dar respostas à sociedade. "A pesquisa básica tem que ser valorizada, ela é a energia básica que move a locomotiva. Essa chamada é um exemplo, pra sociedade, para o mundo de que nós temos aparato pra resolver as questões que nos são colocadas quando temos os incentivos necessários", apontou.
Também participou da mesa de abertura a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti.
Marcelo Morales (CNPq), Geraldo Nunes (Capes) e Camile Giaretta (Decit), na mesa de abertura
Durante o três dias de encontro os coordenadores dos projetos serão divididos em grupos de trabalho de diferentes linhas temáticas para apresentação e discussão sobre o andamento e desenvolvimentos dos projetos de pesquisas.
O II Seminário de Avaliação Parcial da Chamada Nº 14/2016 é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do CNPq e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Decit.
A chamada
A chamada pública faz parte das ações do Eixo de Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015. Com um total de R$ 65 milhões, a chamada selecionou 71 projetos de pesquisa com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças correlacionadas, e no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em novembro de 2016 aconteceu o primeiro Seminário, chamado de Marco Zero, dando início aos projetos contemplados.
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Ter, 30 Out 2018 19:00:00 -0300
Anunciados os vencedores do Prêmio Jovem Cientista
A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil, e apoio Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil.Estudantes, pesquisadores e instituições de ensino de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Pará e São Paulo estão entre os vencedores da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que abordou o tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 30 de outubro, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A entrega das premiações será realizada em dezembro, em solenidade no Palácio do Planalto.
Foram mais de 1.550 inscrições de estudantes e pesquisadores de todo o país. O primeiro lugar no ensino médio foi para a gaúcha Juliana Davoglio Estradioto, que criou um filme plástico biodegradável feito com casca de maracujá, capaz de substituir as embalagens de mudas de plantas, que geram grande quantidade de lixo na agricultura; o pernambucano Célio Henrique Rocha Moura, primeiro lugar no ensino superior, venceu com uma pesquisa sobre como a percepção da população sobre áreas preservadas na cidade do Recife pode auxiliar na gestão das Unidades de Conservação; já o primeiro lugar na categoria mestre e doutor foi para João Vitor Campos e Silva, paulista que mora em Maceió, com o estudo do impacto de um modelo de conservação na Amazônia que recupera populações de pirarucu e tem potencial para garantir às comunidades o equivalente a uma poupança bancária avaliada em R$ 30 mil anuais. (Conheça todos os vencedores e suas pesquisas abaixo)
O Prêmio Jovem Cientista contempla as categorias Mestre e Doutor; Ensino Superior; Ensino Médio; Mérito Científico (para um cientista de destaque em áreas relacionadas ao tema da edição) e Mérito Institucional (para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados). Nesta edição, com o objetivo de reforçar a importância da busca por inovações para conservar os recursos naturais e consolidar as transformações sociais, o Prêmio propôs linhas de pesquisas que abordam temas como agricultura familiar, restauração florestal, tecnologias de gestão e economia criativa, mudanças climáticas, inclusão digital, entre outros. O anúncio dos vencedores foi transmitido ao vivo e está disponível no site e redes sociais do Futura (www.futura.org.br).
"O Prêmio Jovem Cientista é a mais importante iniciativa do CNPq na divulgação e valorização da ciência para a sociedade brasileira. Motiva e prepara os jovens cientistas por um lado e, por outro, possibilita uma grande divulgação para toda a sociedade de pesquisas realizadas no país", afirma o Prof. Mario Neto Borges, presidente do CNPq. Na coletiva, Mario Neto enfatizou, ainda, a importância de investir da juventude para garantir o desenvolvimento do país por meio da ciência e as parcerias que tornaram possível a retomada da premiação, depois de anos sem edição.
O coordenador do Prêmio pela Fundação Roberto Marinho, André Pinto, presente no evento, lembrou de pesquisa realizada com premiados de edições anterores, em que 9 entre 10 vencedores afirmaram que receber o Prêmio mudou a vida deles.
"Buscamos sempre traçar novas estratégias que mostrem à sociedade a importância da conservação da natureza. Nessa linha, o Prêmio Jovem Cientista é uma excelente oportunidade para aproximar os jovens desse tema e fazer com que criem práticas sustentáveis para o futuro. Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria e com o grande número de projetos inscritos em todo o Brasil que poderão trazer soluções concretas para a conservação", afirma a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes.
"O apoio à 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista está alinhado ao propósito do Banco do Brasil de cuidar do que é valioso para as pessoas e à sua causa de sustentabilidade, que visa contribuir para a Inclusão e Transformação Digital da Sociedade Brasileira. Reforça ainda nosso objetivo de fomentar o desenvolvimento de inovações, tecnologias e soluções para questões urgentes da sociedade, complementando esforços que o próprio BB realiza na vanguarda da tecnologia bancária para a transformação digital de seus processos e negócios. Ao fazer isso, estamos investindo nos nossos talentos e na construção do futuro do país", comenta Carlos Netto, diretor de Estratégia e Organização do Banco do Brasil.
A representante da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Cindy Parker, exaltou a parceria lembrando do prêmio oferecido pela instituição, uma viagem à Inglaterra aos três primeiros colocados na categoria mestre e doutor para conhecer instituições de pesquisa inglesas.
Parceiros presentes na coletiva de imprensa, na sede do CNPq, em Brasília
A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil e apoio da Embaixada do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil.
CONHEÇA OS VENCEDORES
Estiveram presentes na coletiva de imprensa os primeiros colocados das categorias de estudante e representantes das instituições vencedoras na categoria mérito instuticional e mérito científico.
Da esquerda para a direita: Célio Henrique, Mary Damiani, Juliana Estradioto, João Vítor, Vice-Reitora, Jane Tutikian, e Profª Vera Lúcia
João Vitor Campos e Silva, da Universidade Federal de Alagoas, conquistou o primeiro lugar na categoria Mestre e Doutor com a pesquisa O gigante das várzeas: o manejo do pirarucu como modelo de conservação da biodiversidade e transformação social na Amazônia, orientado pelo professor Carlos Augusto da Silva Peres e co-orientado por Carlos Roberto Sorensen Dutra da Fonseca. Devido à alta intensidade de exploração, o piracuru, espécie de peixe com grande importância cultural, ecológica e econômica na Amazônia, sofreu forte declínio populacional, chegando a ser extinto em várias localidades. Em sua pesquisa, João Vitor Campos e Silva investigaram um modelo de conservação na Amazônia que recupera populações de pirarucu, maior peixe de escamas do mundo, com alto valor comercial e cultural. "Os lagos protegidos têm funcionado como uma espécie de poupança bancária, na qual as comunidades podem se planejar para explorar uma boa renda todo ano (o valor potencial pode chegar a quase R$30 mil por ano), o que contribuiu para melhorar as comunidades e a qualidade de vida da região. Estendo essa premiação para as comunidades rurais e as associações locais que realmente estão fazendo o trabalho duro", conclui.
Na categoria Ensino Superior, a primeira colocação ficou com o estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco Célio Henrique Rocha Moura, que apresentou o projeto Os valores naturais das Unidades de Conservação do Recife: Mata de Dois Irmãos e Mata do Engenho Uchôa, com orientação da professora Onilda Gomes Bezerra e co-orientação do professor Joelmir Marques da Silva O estudo avalia a conservação da natureza em Recife, entendendo-a como um bem de toda a população, partindo da identificação dos valores atribuídos pelos mais diversos grupos sociais para desenvolver instrumentos de gestão e proteção. "Essa pesquisa foi atrás de entender porque que essas relações desses espaços florestais estão tão hostis, buscando introduzir essa população dessas comunidades como modelo de gestão". Fico muito feliz em trazer esse prêmio para o departamento de arquitetura e urbanismo, para que os próximos planejadores urbanos possam crescer com essa conscientização ambiental", diz Célio.
A gaúcha Juliana Davoglio Estradioto, do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, campus Osório, conquistou o primeiro lugar da categoria Ensino Médio. Seu projeto, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski Pinto, com o títutlo Desenvolvimento de um filme plástico biodegradável a partir do resíduo agroindustrial do maracujá, teve duas motivações: o excesso de restos orgânicos gerados pelo cultivo do maracujá-amarelo, causando acúmulo de lixo e contaminação do solo, água e lençol freático; e o impacto da produção mundial de plásticos no ambiente - estudos estimam que em 2050 haverá, em peso, mais plástico do que peixes nos oceanos. "O desejo de desenvolver esse projeto surgiu do problema que eu identifiquei na minha região, que era o desperdício da casaca do maracujá aos montes nos terrenos baldios. Queria solucionar esse problema ambiental que era o descarte inadequado da casaca do maracujá", explica Juliana. Com a aplicação do método 'casting', de criação de embalagens comestíveis, a estudante conseguiu reutilizar o resíduo do maracujá.
O Mérito Científico, categoria que reconhece cientistas com atuação de destaque em áreas relativas ao tema, foi conquistado por Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, em Belém (PA). A professora e pesquisadora Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca é referência nas pesquisas com abelhas nativas, sendo coautora da Declaração de São Paulo para os Polinizadores, que originou a Iniciativa Internacional de Uso Sustentável e Conservação dos Polinizadores, além de ter participado de ONGs, associações e comissões estaduais e federais para a conservação e defesa do meio ambiente. "O prêmio dá importância para um tema presente no nosso dia a dia, pois trata da biodiversidade e inovação. Dediquei anos de estudo à Ciência e, por isso, conquistar esse prêmio é uma experiência única", comemora Vera.
Já a categoria Mérito Institucional premiou duas instituições, dos ensinos Médio e Superior, que inscreveram o maior número de trabalhos qualificados com mérito científico para o prêmio. A Escola Técnica Polivalente de Americana, em Americana (SP), ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Médio. "O grande desafio é estimular e incentivar o aluno a caminhar e concluir as etapas propostas, sem deixar de mostrar que as dificuldades existem. É fundamental o incentivo da coordenação e da equipe gestora da escola", explica a diretora da escola, Mary Damiani. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conquistou a primeira posição no Ensino Superior. "O prêmio é um reconhecimento a todo o trabalho que a instituição vem fazendo através das pesquisas de seus alunos e professores. Acredito que a Ciência é importante nos âmbitos sociais e humanos, trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas", fala Jane Tutikian, vice-reitora.
Veja aqui todos os premiados. E a galeria de fotos.
OS PRÊMIOS
Na categoria Mestre e Doutor, os vencedores recebem R$ 35 mil (1º lugar); R$25 mil (2º lugar) e R$18 mil (3º lugar) e uma viagem ao Reino Unido para a visita 'Science Tour in the UK', onde os jovens vencedores terão a oportunidade de fazer uma imersão ao sistema de ciência e inovação britânico, a ser organizada pela Embaixada Britânica.
Para estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$18 mil (1º lugar), R$15 mil (2º lugar) e R$12 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio em 1º, 2º e 3º lugares recebem um laptop. No Mérito Institucional, serão pagos R$40 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos qualificados. O pesquisador indicado para o Mérito Científico receberá R$40 mil. Além da premiação relacionada, todos os agraciados recebem bolsas de estudo do CNPq, nas modalidades de iniciação científica até o pós-doutorado.
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Seg, 29 Out 2018 11:21:00 -0300
Prêmio Jovem Cientista anuncia vencedores nesta terça em Brasília
Os vencedores do XXIX Prêmio Jovem Cientista serão anunciados nesta terça-feira, 30 de outubro, às 9h, em coletiva de imprensa a ser realizada na sede do CNPq, em Brasília. Instituído em 1981, o prêmio incentiva a pesquisa científica e os estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país.Os vencedores do XXIX Prêmio Jovem Cientista serão anunciados nesta terça-feira, 30 de outubro, às 9h, em coletiva de imprensa a ser realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Instituído em 1981, o prêmio incentiva a pesquisa científica e os estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país.
A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil, e apoio da Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil.Esta edição tem como tema "Inovações para conservação da natureza e transformação social" e recebeu mais de 1500 pesquisas de todo o país.
São 12 premiados, sendo três em cada categoria: Mestre e Doutor, Ensino Superior, Ensino Médio, Méritos Institucional (instituições que apresentaram o maior número de projetos qualificados) e Científico (um cientista com atuação reconhecida em áreas relativas ao tema). Os vencedores recebem bolsas de estudo do CNPq, prêmios em dinheiro ou laptops. Os três primeiros colocados da categoria Mestre e Doutor ganham também uma viagem ao Reino Unido para a visita Science Tour in the UK, que consiste na programação de imersão ao sistema de ciência e inovação britânico, a ser organizada pela Embaixada Britânica.
Teremos porta-vozes disponíveis para entrevistas durante o evento.
Anúncio dos vencedores do XXIX Prêmio Jovem Cientista
Data: Terça-feira, 30 de outubro de 2018, às 10h
Local: Sede do CNPq
SHIS Q 1 Conjunto B - Bloco D - Sala Almirante Álvaro Alberto, Térreo
Edifício Santos Dumont
Lago Sul - Brasília - DF
Mais informações sobre o Prêmio Jovem Cientista:
www.twitter.com/jovemcientista
www.facebook.com/premiojovemcientista
Assessoria de Imprensa
CNPq
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Sex, 26 Out 2018 19:17:00 -0300
Reunião discute os programas de iniciação científica e tecnológica
Durante dois dias, 255 representantes e coordenadores de iniciação científica e tecnológica das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa estiveram reunidos na sede do CNPq para a 7ª Reunião dos Programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM. Essa participação representou 42% da região Sudeste, 21% do Nordeste, 16% da região Sul, 14% do Centro-Oeste e 7% do Norte.Durante os dias 22 e 23 de outubro, 255 representantes e coordenadores de iniciação científica e tecnológica das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa estiveram reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a 7ª Reunião dos Programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM. Essa participação representou 42% da região Sudeste, 21% do Nordeste, 16% da região Sul, 14% do Centro-Oeste e 7% do Norte.
O ponto central da reunião foi à apresentação de propostas de acompanhamento, avaliação e aprimoramento dos programas de ICT pelas instituições participantes que se reuniram em grupos por região geográfica e os resultados foram apresentados na plenária, cujos temas foram comitê de julgamento; gestão e avaliação dos programas e relatos de experiências e reformulações do PIBIC-EM e PIBIC-Af.
Mais de 200 representantes e coordenadores dos programas de iniciação científica do CNPq estiveram presente no encontro.
Apesar dos resultados já comprovados dos Programas Institucionais de ICT, a reunião foi uma iniciativa para aprimoramento dos sistemas de acompanhamento e avaliação. Nesse sentido, destacou-se a necessidade de aprimorar a mensuração do impacto social dos programas. Também, foi ressaltada a importância de melhor divulgar os resultados do Programas de ICT para a sociedade.
Atualmente, os programas institucionais de iniciação científica e tecnológica representam 48% do total de bolsas concedidas pelo CNPq, e investimentos de R$ 156 milhões/ano.
Na abertura do evento, o presidente do CNPq, Mario Neto, ressaltou os 30 anos de existência do PIBIC e anunciou a edição comemorativa dos 15 anos do Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica, que estará, em breve, disponível para dowload no portal do CNPq. Também presente na abertura, o diretor de Cooperação Institucional da agência, José Ricardo de Santana, apresentou dados sobre a Iniciação Científica e Tecnológica no CNPq, abordando indicadores, sistema de C&T, expansão dos programas PIBIC e PIBITI, desafios e aprimoramentos. Segundo Santana, o PIBICI conta hoje com 41.680 bolsistas em todos os programas de iniciação científica e tecnológica, sendo 61% do PIBIC.
Prof. José Ricardo de Santana, diretor do CNPq, Mario Neto Borges, presidente da agência, e Lucimar Almeida, coordenadora da COPAD.
A programação da reunião contou com a participação de Sofia Daher, coordenadora de pesquisa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do MCTIC que apresentou o segundo relatório de Avaliação Nacional do PIBIC e PIBITI, dando destaque para o mapeamento de egressos realizado na Unesp. Destaca-se na avaliação realizada pelo CGEE que importantes resultados do PIBIC foram apontados quanto ao ingresso e conclusão na pós-graduação. Dentre eles, estão: a probabilidade de ingresso no mestrado em até 1 ano após a graduação dos bolsistas é 9,4% a mais que os não bolsistas; a chance dos bolsistas de completarem o mestrado é 2,2 vezes maior que a dos alunos que não participaram do programa na Unesp; e de completarem o doutorado é 1,5 vez maior.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Programa InovaTec do CNPq, apresentado pelo Coordenador Marcio Ramos. Uma nova iniciativa do CNPq, o programa visa fomentar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação PD&I de interesse do setor empresarial, em parceria com instituições de ensino superior e empresas.
As gestoras dos programas PIBIC e PIBITI, Betina Stefanello e Lavinia Laguilar, apresentaram as recomendações dos comitês de julgamento, no que se refere aos critérios de avaliação, bem como as principais alterações propostas para o aperfeiçoamento da Resolução Normativa dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (RN17/2006).
A programação contou com a divulgação dos prêmios concedidos pelo CNPq, notadamente do 29ª Prêmio Jovem Cientista, cujos agraciados serão conhecidos no próximo dia 30. Foi destaque ainda a presença do representante da Ufersa, Prof. Luis Fernando Novaes, premiada com o Mérito Institucional, edição 2017, do Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica.
Por fim, foi apresentado pelo coordenador de Dados e Informações, Alerino Silva, a institucionalização de uma Política de Acompanhamento e Avaliação de Egressos no CNPq, considerada agenda importante tanto para as universidades como para as agências de fomento. Pretende-se realizar o mapeamento das trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos, no sentido de implementar um processo contínuo de avaliação para verificar a efetividade dos investimentos com a formação de recursos humanos para a pesquisa e os resultados em ciência e tecnologia para a sociedade. Na oportunidade, foi relatada pelo Prof. Jorge Tarcisio da Rocha Falcão, coordenador de iniciação científica, a experiência sobre política de egressos adotada pela UFRN.
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Sex, 26 Out 2018 11:15:00 -0300
Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação realizam encontro em SC
Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de todas as instituições públicas, privadas e confessionais brasileiras estão reunidos na UFSC para participar do XXXIV ENPROP. Debater e avaliar as políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação e seus impactos para o desenvolvimento das regiões e do país são os principais objetivos do evento, que contou com a participação do presidente do CNPq.Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de todas as instituições públicas, privadas e confessionais brasileiras estão reunidos desde ontem (25) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para participar do XXXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP). Debater e avaliar as políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação e seus impactos para o desenvolvimento das regiões e do país são os principais objetivos do evento, que se encerra hoje (26).
Entre as atividades estão o compartilhamento das experiências bem-sucedidas e as inovações nas políticas e práticas de gestão. O ENPROP cumpre uma função estratégica na medida em que aproxima as instituições que desenvolvem a pesquisa e a pós-graduação no país com as agências de fomento e de avaliação, particularmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
O presidente do CNPq, Mário Neto Borges, participou da solenidade de abertura do Encontro, da sessão i: O presente e o futuro da ciência brasileira e da mesa redonda Conhecimento Soberania e Desenvolvimento Nacional: ¿A importância do ENPROP se deve ao fato do Encontro reunir os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de todas as instituições públicas, privadas e confessionais, o que torna o evento muito representativo. Uma oportunidade ímpar para a discutir o presente e o futuro da ciência brasileira, neste momento importante da vida nacional ¿, disse ele.
O ENPROP ocorre anualmente e conta com a participação dos gestores das instituições de pesquisa e de ensino superior no âmbito da pesquisa e da pós-graduação de todo o país. Participam os representantes dos diversos segmentos institucionais que integram o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) (públicas federais, estaduais e municipais; confessionais/comunitários e particulares), assim como os representantes e convidados dos Ministérios, agências nacionais e estaduais de fomento e de avaliação da pesquisa e da pós-graduação, associações científicas, conselhos, fóruns, entre outros.
Além das sessões e dos painéis sobre alguns dos mais importantes temas de interesse da comunidade científica e acadêmica, a programação do XXXIV Encontro contempla os Encontros das Regionais e dos Segmentos, a Assembleia Geral do FOPROP, a eleição da nova Diretoria Executiva e a análise e aprovação do novo Estatuto da entidade.
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Qui, 25 Out 2018 12:48:00 -0300
CNPq lamenta morte de Gerhard Jacob
O CNPq lamenta a morte do seu ex-presidente, Gerhard Jacob, ocorrida nessa quarta-feira, 24. Físico e matemático, Jacob assumiu a presidência da agência em 1990 e se manteve no cargo por um ano. Nascido na Alemanha, formou-se pela UFGRS recebeu o título de doutor em Ciências pela mesma instituição em 1964, da qual foi reitor entre 1988 e 1990.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta a morte do seu ex-presidente, Gerhard Jacob, ocorrida nessa quarta-feira, 24. Físico e matemático, Jacob assumiu a presidência da agência em 1990 e se manteve no cargo por um ano. Nascido na Alemanha, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) recebeu o título de doutor em Ciências pela mesma instituição em 1964, da qual foi reitor entre 1988 e 1990.
Especializado em pesquisa político-científica na área de cooperação internacional, o professor Gerhard Jacob, dedicou-se à vida acadêmica lecionando Física Teórica na UFGRS e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Entre outubro de 1991, e dezembro de 1992, foi para a Alemanha, exercendo função de professor visitante no Centro Latino-Americano da Universidade de Münster. De volta ao Brasil, assessorou a prefeitura de Proto Alegre, responsável pela criação da instituição comunitária de crédito PORTOSOL, da qual foi presidente. Foi, ainda, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Sua pesquisa em física nuclear teórica contou com estágios nas universidades do México e de Heidelberg. Na UFRGS, também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e pró-reitor de Planejamento. Atuou como vice-reitor (1985 a 1988). Permaneceu no cargo de reitor entre 1º de setembro de 1988 e 26 de março de 1990.
Em 2002, recebeu o título da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, na área das Ciências Físicas. O ex-reitor da UFRGS era membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 1964.
Os atos fúnebres são realizados nesta quinta-feira, dia 25, no Crematório Metropolitano São José, Capela 1, na Avenida Oscar Pereira, 584. A cerimônia de despedida será às 15 horas.
Com informações da UFRGS
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Seg, 22 Out 2018 12:44:00 -0300
Projeto promove intersecção entre ciências humanas e proteção ambiental
Uma visão holística sobre a realidade local e a intersecção com a proteção ambiental. Essa é a proposta da Olimpíada de Humanidades realizada na APA de Pouso Alto (GO), que conta com o apoio do CNPq. A ideia é promover o pensamento científico e a reflexão entre estudantes do ensino médio das escolas públicas dos seis municípios que compõem a região.Uma visão holística sobre a realidade local e a intersecção com a proteção ambiental da região. Essa é a proposta da Olimpíada de Humanidades realizada pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipeartes) de Alto Paraíso de Goiás (GO), coordenada pelos professores José Estevão Rocha Arantes e Cátia Rodrigues e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A ideia é promover o pensamento científico e a reflexão entre estudantes do ensino médio das escolas públicas dos seis municípios goianos que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto (Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás). A APA foi reconhecida em 2017 para amortizar os impactos ambientais na área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
"O objetivo é provocar as escolas para elaborar, estudantes e professores sobretudo da área de humanas e artes, um projeto vinculando o tema definido pelo projeto à realidade de cada município, com o propósito de observar o cenário cultural regional sociológico espacial filosófico e artístico que envolve o seu município e que pense a área de proteção ambiental e o parque", explicou o professor José Estevão. "A proposta é dar protagonismo aos jovens", completou.
Em sua segunda edição, a Olimpíada deste ano tem como tema Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto e foi iniciada em maio de 2018, promovendo uma série coordenada de ações educativas, que englobam etapas de formação, elaboração e execução de projetos, produções artísticas e visitas de campo.
Mural em uma das escolas particiapantes do projeto
Cada projeto será finalizado com uma apresentação artística, contemplando uma ou mais linguagens entre Teatro, Artes Visuais, Dança, Música e Audiovisual. O processo de elaboração e orientação acontece por meio de visitas aos grupos de trabalho, oficinas, suporte técnico e pedagógico necessários ao desenvolvimento das ações propostas.
Segundo José Estevão, as escolas foram provocadas a refletir sobre as expectativas de aprendizagem que estão no currículo das áreas das ciências humanas (sociologia, filosofia, geografia e história) e artes e como os cinco elementos apresentados no tema proposto conversam com essas expectativas.
O professor explica que o projeto de cada escola deve articular o tema com algum problema ou situação da comunidade e a coordenação da Olimpíada avalia e propõe adequações se necessário. A proposta é que os alunos tenham uma iniciação ao pensamento científico, elaborando um projeto completo, com objetivos gerais e específicos, metodologia e bibliografia.
Ao todo, seis projetos estão sendo executados junto às escolas estaduais de Ensino Médio que integram a APA. Para conhecer na íntegra, cada um deles clique aqui.
A etapa seguinte, concluída no final do primeiro semestre deste ano, foi a participação dos jovens e professores em uma trilha cientifica pelo parque da Chapada dos Veadeiros para conhecerem a reconhecerem o parque, com especialistas que convidam os estudantes à reflexão sobre os elementos do cerrado, o papel do homem na modificação e preservação do cerrado.
Estudantes reunidos para uma das trilhas científicas realizadas durante o ano no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na APA Pouso Alto
A Olimpíada foi contemplada pela a Chamada CNPq/MCTIC-SEPED nº 14/2018 para desenvolver a terceira etapa da Olimpíada, de seminários internos nas escolas participantes. A Chamada selecionou propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na última semana em todo o país.
"A ideia foi aproveitar a sinergia promovida pela SNCT para estimular os alunos e a comunidade na apresentação dos resultados parciais pelos estudantes participantes do projeto", aponta José Estevão.
O professor ressalta que ter sido selecionado para participar da SNCT foi importante para o posicionamento das ciências humanas e a arte enquanto desenvolvedoras de ciências. "São campos do conhecimento que também precisam ser levados em consideração quando se pensa no desenvolvimento da CT&I. A construção de novas formas de pensar agir e refletir do ponto de vista educacional, do ponto de vista da sociedade, do ponto de vista das relações políticas, e culturais é fundamental se a gente quer pensar o futuro e contemplar o tema da semana, que foi o efeito da ciência na diminuição das desigualdades sociais", finaliza Estevão.
A Olimpíada de Humanidades integra uma ação piloto do Programa de Educação do Bem Viver, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce) para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) na região de Pouso Alto, localizada na Chapada dos Veadeiros. A sua primeira edição foi realizada em 2017. Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos nesta ocasião, clique aqui.
Para a coordenadora geral do Ipeartes e também diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcantara, a iniciativa visa alavancar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos com os projetos escolares, aproximando-os dos saberes humanísticos acumulados ao longo das gerações. "Apostar na pesquisa de temas vinculados às áreas das Humanidades e Artes pode proporcionar compreensão e respeito à alteridade intrínseca à existência humana. É pensando assim que a arte/educação tem colocado a subjetividade na centralidade dos projetos educativos, instigando a conscientização e construção de outras maneiras de habitar o mundo mediante a ampliação dos lugares da arte na sociedade", pondera.
A última etapa do projeto será a socialização dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores, em atividade realizada no mês de dezembro, durante o II Festival de Humanidades, que, a exemplo do ano anterior, terá como sede a cidade de Alto Paraíso de Goiás.
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Qua, 17 Out 2018 23:21:00 -0300
Ordem do Mérito Científico homenageia personalidades
85 personalidades da ciência, tecnologia e inovação receberam, nesta quarta-feira, honrarias referentes à Ordem Nacional do Mérito Científico. Dentre pesquisadores, professores e dirigentes de entidades, o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, foi um dos homenageados, na classe Comendador. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.85 personalidades da ciência, tecnologia e inovação receberam, nesta quarta-feira, honrarias referentes à Ordem Nacional do Mérito Científico. Dentre pesquisadores, professores e dirigentes de entidades, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mario Neto Borges, foi um dos homenageados, na classe Comendador. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do Presidente da República, Michel Temer.
A Ordem Nacional do Mérito Científico é a mais importante condecoração do setor público na área científica e tecnológica. A última entrega das condecorações havia sido há cinco anos. Os condecorados foram escolhidos por uma comissão de nove membros, designados pelo chanceler Aloysio Nunes Ferreira, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; e por membros da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
O Professor da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Paulo Artaxo, promovido na Classe Grã-Cruz da Ordem, ressaltou a relevância da honraria como um reconhecimento que a ciência tem na sociedade brasileira."Sem ciência não há desenvolvimento, não há futuro para nossa sociedade", afirmou Artaxo que, em 2016, foi o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, a mais importante premiação concedida pelo CNPq.
Veja aqui e aqui todos os agraciados com a Ordem do Mérito Científico de 2018.
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Ter, 16 Out 2018 16:11:00 -0300
CNPq apresenta na Semana de C&T o Programa Mulher e Ciência
Aberta oficialmente nesta terça-feira, 16, pelo Ministro da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, em Brasília, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) apresentará, por todo país, o que o Brasil tem produzido no setor para o desenvolvimento sustentável, o combate à desigualdade e a promoção da qualidade de vida da população.Aberta oficialmente nesta terça-feira, 16, pelo Ministro da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, em Brasília, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) apresentará, por todo país, o que o Brasil tem produzido no setor para o desenvolvimento sustentável, o combate à desigualdade e a promoção da qualidade de vida da população.
A ideia do evento, segundo a diretora de Políticas e Programas de Inclusão Social do MCTIC, Sonia da Costa, é causar reflexão a respeito dos setores que sofrem com a falta de oportunidades iguais na sociedade. "O próprio desenho escolhido para representar a Semana Nacional retrata a mulher negra, que é a maior parte da população negra e que, hoje, possui a menor renda do país. São reflexões como essa que trazemos e queremos que jovens e meninas pensem a respeito", disse.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participa da Semana no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília, com o projeto Atraindo meninas e jovens mulheres do DF para a carreira em física, contemplado pela chamada do CNPq Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação de 2013, o primeiro nessa linha e uma ação no âmbito do Programa Mulher e Ciência.
O presidente do CNPq, Mario Neto Borges, esteve presente na abertura e visitou o estande para conhecer o projeto e acompanhar a apresentação dos dois experimentos resultantes da pesquisa do grupo. Um deles utiliza nitrogênio líquido para resfriamento ultrarrápido na produção de sorvete. A experiência atrai a atenção das crianças que ficam surpresas com o resultado. "Agora eu vi como ciência é legal", disse João Victor, estudante do ensino fundamental I de uma escola pública do Paranoá, cidade-satélite de Brasília.
O experimento do resfriamento com nitrogênio líquido atrai a atenção das crianças
O Projeto
O projeto é coordenado pela Profª Adriana Ibaldo, do Instituto de Física da UnB, por meio do Grupo de Fundamentos, Divulgação Científica e Estudos de Gênero. As atividades do projeto englobam três vertentes: pesquisa, divulgação científica e extensão. No estande será possível discutir conceitos de Física em um ambiente propício ao encantamento e ao aumento do interesse pela área, além de promover a educação científica entre as alunas.
Segundo a professora Adriana Ibaldo, a pesquisa realizada no âmbito deste projeto vai além da Iniciação Científica (IC). As atividades de IC são essenciais para apresentar às alunas o "fazer pesquisa", mostrando conceitos de metodologia científica, permitindo o manuseio de equipamentos, confecção de amostras, tratamento de dados e sua análise e discussão. "Estas atividades permitem a introdução, a ambientação e maior motivação das alunas na/para a pesquisa científica, além de propiciar o aprofundamento da visão de importância subjetiva da área simultaneamente à percepção de que a aluna é capaz de ter um bom desempenho na área, o que pode resultar no aumento da identificação com a Física e a opção por possuir uma carreira na área", afirma.
A Prof ª Adriana Ibaldo fala de seu projeto ao presidente do CNPq
Na literatura não há dados sobre o Distrito Federal e Entorno, assim como no País, sobre os motivos por trás do baixo interesse e manutenção das mulheres na Física, e neste ponto, explica Adriana Ibaldo, "a pesquisa aqui proposta visa continuar a realizar pesquisa de vanguarda no tema, e permitirá entender o fenômeno de uma perspectiva local, endereçando as particularidades da região e de sua população". Ela afirma ainda que apenas após o entendimento deste fenômeno será possível propor diversas ações afirmativas melhor direcionadas, elevando assim as chances de sucesso em aumentar o interesse de meninas em idade escolar pela área de Física, e também promover a manutenção daquelas que optam por uma carreira na área.
No âmbito do Programa Mulher e Ciência, o CNPq já desenvolveu diversas ações, sendo as principais duas Chamadas: Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, na qual 325 projetos foram apoiados na primeira e a segunda foi lançada em agosto deste ano, com propostas em análise; quatro Chamadas de apoio a projetos de pesquisas na temática Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos, com 659 projetos aprovados; 11 Edições do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero para estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica ; dois Encontros Pensando Gênero e Ciências, que reuniu mais de 200 núcleos de pesquisa de gênero de cerca de 100 universidades de todo o país; prorrogação de bolsas em caso de parto e adoção para mestrado, doutorado, pós-doutorado e produtividade em pesquisa; e seis Edições do Projeto Pioneiras da Ciência, sendo 79 pesquisadoras homenageadas.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Marcelo Gondim
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Qui, 11 Out 2018 17:26:00 -0300
Semana Nacional de C&T acontece de 15 a 21 de outubro
Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será aberta oficialmente no próximo dia 16, às 11h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Chamada do CNPq selecionou 198 projetos.Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será aberta oficialmente no próximo dia 16, às 11h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país são objetivos da Semana. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Governo do Distrito Federal, com apoio de empresas, órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais de todos os estados.
A realização da Semana está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorrerá de 15 a 21 de outubro em todo o país, mas terá como palco principal o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Em 2017, o local recebeu 90 mil visitantes. O espaço vai abrigar estandes com experimentos científicos e tecnológicos e o CNPq vai apresentar o projeto Meninas nas Exatas, o primeiro nessa linha e uma ação no âmbito do Programa Mulher e Ciência.
Os projetos a serem apresentados durante a Semana em todo o país foram selecionados por chamada pública do CNPq. Um total de 198 projetos foi aprovado para receber apoio nas duas linhas de apoio disponibilizadas pela chamada pública. As propostas foram apresentadas em duas dias: a Linha A foi voltada a projetos estaduais que envolvam ao menos dez municípios e teve 40 propostas selecionadas e a Linha B, com 158 projetos aprovados, foi destinada a apoiar propostas intermunicipais, com ao menos três cidades participantes.
A SNCT é realizada nacionalmente desde 2004. No ano passado, foi registrado o recorde de municípios participantes: 1.311. Durante o evento, 1.106 instituições desenvolveram mais de 104 mil atividades em todo o território brasileiro. Em seus 15 anos de realização, o balanço do evento é positivo. Em 2017, abrangeu quase 2 mil municípios de todos os estados brasileiros com mais de mil instituições envolvidas, com destaque para a participação das escolas públicas.
Para o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, a história da Semana mostra que "há uma vontade e um esforço para que a ciência chegue aos mais diversos públicos", apontando a importância da presença da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) no evento.
A Chamada 14/2018 que selecionou os projetos conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O objetivo é financiar eventos de divulgação e popularização da ciência que possuem abrangência regional, estadual ou distrital. O valor global de financiamento de é de cerca de R$ 6 milhões.
Essa ação permite que o conhecimento científico e tecnológico seja usado para combater as desigualdades sociais e resolver problemas do dia a dia relacionados a energia, alimentação, água, educação e moradia. É uma forma de aproximar a ciência da sociedade. O evento tem diversos objetivos específicos que incluem o estímulo da curiosidade científica, o acesso do conhecimento pelos menos favorecidos e mais vulneráveis, a criação de materiais de divulgação e educativos, aumentar a presença da mulher nas áreas de exatas, engenharias e computação e consolidar e expandir pelo interior do Brasil a SNCT.
Serviço:
Abertura Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Dia 16, às 11h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília
Veja a programação completa da Semana, em todas as cidades participantes.
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Seg, 08 Out 2018 15:53:00 -0300
CNPq participa de fórum de C&T no Japão
Contando com a presença do presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e autoridades do setor de todo o mundo, o evento apresenta questões como desenvolvimento sustentável, educação científica e tecnológica, ciência e tecnologia em negócios e finanças, pesquisa e inovação, entre outros temas.Aberta nesse final de semana, com a participação do Primeiro-ministro do Japão, Shinz¿ Abe, a reunião anual do Fórum de Ciência e Tecnologia na Sociedade (STS Forum) discutirá, até amanhã, como a CT&I pode contribuir para o desenvolvimento dos países. Contando com a presença do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, e autoridades do setor de todo o mundo, o evento apresenta questões como desenvolvimento sustentável, educação científica e tecnológica, ciência e tecnologia em negócios e finanças, pesquisa e inovação, entre outros temas.
Na programação, o presidente do CNPq representou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) em mesa redonda dos ministros de ciência e tecnologia de vários países presentes, além de participar da reunião dos líderes da América Latina. Mario Neto também compôs mesa da reunião dos presidentes de agências de fomento sobre Ciência Aberta, com representantes da Polônia, França, Noruega, Indonésia e Japão.
Presidente do CNPq, Mario Neto Borges, representa o Brasil em mesa de debates do STS Forum
O STS Forum visa fornecer um novo mecanismo para discussões abertas em uma base informal e construir uma rede de especialistas para tratar dos novos desafios decorrentes da aplicação da ciência e tecnologia. O fórum busca, ainda, explorar as oportunidades decorrentes da ciência e da tecnologia e discutir as barreiras ao uso da C&T e como ela pode resolver os problemas enfrentados pela humanidade, em uma proposta de intercâmbio de informações e atividades transfronteiriças.
Veja a programação completa do encontro: https://www.stsforum.org/kyoto2018/
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Sex, 05 Out 2018 17:24:00 -0300
Meninas nas exatas, engenharias e computação: prazo prorrogado
As inscrições para a Chamada "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" foram prorrogadas para o dia 15 de outubro de 2018. Lançada em agosto pelo CNPq e o MCTIC, a chamada recebeu, nesta semana, um acréscimo de R$ 3 milhões a partir de parceria firmada com o MEC, passando a totalizar R$ 6 milhões de investimento.As inscrições para a Chamada "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" foram prorrogadas para o dia 15 de outubro de 2018. Lançada em agosto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a chamada recebeu, nesta semana, um acréscimo de R$ 3 milhões a partir de parceria firmada com o Ministério da Educação, passando a totalizar R$ 6 milhões de investimento.
Os objetivos da chamada são: estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil; despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica; e combater a evasão que ocorre, principalmente nos primeiros anos, de meninas dos cursos de graduação nessas áreas.
Sobre a Chamada
As escolas deverão se comprometer em garantir condições para realização das atividades do projeto e escolher um professor (das áreas de ciências, matemática, física, química, computação ou tecnologias) que se responsabilizará por organizar as atividades do projeto na escola.
Cada proposta deve prever, de acordo com o número de escolas públicas participantes do projeto, a participação de uma, duas ou três estudantes de graduação do sexo feminino matriculadas em cursos das áreas de ciências exatas, engenharias ou computação e de três a quinze estudantes da Educação Básica do sexo feminino, matriculadas nas escolas participantes do projeto.
Os participantes dos projetos, alunas e professores, receberão bolsas de iniciação científica e apoio técnico, respectivamente.
Veja a Chamada para ter as informações completas sobre critérios, condições e exigências.
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Qua, 03 Out 2018 16:43:00 -0300
MEC investirá na Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Parceria firmada entre o MEC e o CNPq proporcionará o acréscimo de R$ 3 milhões na Chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Assim, a Chamada passará a contar com valor total de R$ 6 milhões, sendo R$ 2 milhões do CNPq, R$ 1 milhão do MCTIC, além dos R$ 3 milhões do MEC.Parceria firmada entre o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) proporcionará o acréscimo de R$ 3 milhões na Chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Assim, a Chamada passará a contar com valor total de R$ 6 milhões, sendo R$ 2 milhões do CNPq, R$ 1 milhão do MCTIC, além dos R$ 3 milhões do MEC. O prazo para submissão de propostas se encerra nesta sexta-feira, 05/10. Veja aqui a íntegra da chamada.
A formalização da parceria, que já havia sido anunciada pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, permitirá expandir o número de projetos contratados e, consequentemente, a quantidade de escolas atendidas pela Chamada.
Segundo a Diretora do CNPq, Adriana Tonini, o investimento do MEC fortalece a parceria institucional entre os órgãos envolvidos na Chamada (MCTIC, MEC e CNPq) - que já ocorre em outras ações voltadas à melhoria do ensino de ciências e à divulgação científica, em especial as Chamadas de Olimpíadas e Feiras de Ciências - e corrobora o compromisso desses três órgãos com o aprimoramento da qualidade da Educação Básica. No caso da Chamada de Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, em particular, esse esforço conjunto tem como finalidade despertar o interesse das meninas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por essas áreas - onde elas atualmente estão subrrepresentadas ¿ de modo a aumentar a participação das mulheres na pesquisa e na ciência e tecnologia brasileiras.
Sobre a Chamada
A Chamada o tem por objetivo apoiar projetos que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e do Ensino Médio) e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. Esta iniciativa visa ainda combater a evasão, que ocorre principalmente nos primeiros anos, de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nestas áreas, bem como aproximar as escolas públicas da Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.
Cada proposta aprovada poderá ser financiada com valor máximo de R$ 90.400,00, para despesas de capital, custeio e bolsas, e deverá ser executada em parceria com escolas públicas, contando com a participação obrigatória de pesquisadores vinculados a ICT, professores da educação básica, alunas de graduação e da educação básica.
Os projetos a serem financiados devem estar relacionados a questões das áreas de ciências exatas, engenharias e computação e devem ter o potencial de despertar o interesse das estudantes da Educação Básica por essas áreas e de melhorar a formação dos professores e o ensino dessas disciplinas nas escolas participantes.
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Ter, 02 Out 2018 16:43:00 -0300
Comissão visa aprimorar a Plataforma Lattes
CNPq reformula a Comissão de Gestão do Lattes (COMLATTES) para reforçar sua composição e fortalecer seu propósito de avaliar e aperfeiçoar a Plataforma Lattes, a mais importante base de currículos do país. Criada em 1999, a Plataforma conta com mais de 6 milhões de currículos. Reunião aconteceu em setembro com nova configuração.Às vésperas de completar 20 anos de criação, a Plataforma Lattes já está consolidada como o principal banco de currículos do Brasil, com mais de 6 milhões de registros curriculares, sendo indicada como umas das mais importantes iniciativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dada a sua importância e amplitude, a necessidade de aprimoramento e modernização torna-se necessária. Na busca de atingir esse objetivo, o CNPq começou um trabalho de fortalecimento e reformulação da Comissão de Gestão do Lattes (COMLATTES), anunciado na última reunião do grupo, em setembro.
A última reunião do COMLATTES aconteceu no CNPq em setembro, com anúncio das novas diretrizes
Criada em 2005 para avaliar, reformular e aprimorar a Plataforma Lattes, a atuação da COMLATTES estava focada mais na correção de desvios do que na concepção de aprimoramentos. Assim, a reformulação anunciada visa à melhor gestão da plataforma com base na Resolução Normativa 025/2018, criando uma nova estrutura, com dois comitês: Gestor e Técnico.Nessa configuração, está a prevista a participação de membros externos, da comunidade de usuários e parceiros do CNPq, principais demandantes de acesso à Plataforma, tais como Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), universidades e comunidade acadêmica. Com a reestruturação da COMLATTES, foram nomeados em portaria publicada em agosto representantes das seguintes instituições: Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Composição da COMLATTES a partir da nova configuração
A dimensão atual da Plataforma Lattes se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
Veja alguns números da Plataforma
Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto Pacheco, que coordenou o Grupo Stela, grupo acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC que propôs e desenvolveu para o CNPq a Plataforma Lattes, a mudança de perfil e missão da COMLATTES tem plena sintonia com as melhores práticas de governo eletrônico contemporâneo. "Na gama de ações que espero ver promovidas pela COMLATTES estão a criação e promoção de grupos de padronização Lattes multi-institucionais, a criação de mecanismos de governança e manutenção de serviços de interoperabilidade e de integração com outras plataformas, a definição de diretrizes e tomada de decisão em internacionalização de serviços da Plataforma, a definição e viabilização de plano de governança e sustentabilidade da plataforma, bem como a gestão de um plano de comunicação claro e permanente junto à comunidade científica do País" apontou, Pacheco.
O professor lembra que esse reposicionamento estratégico de uma instância como a COMLATTES complementa importantes ações já realizadas tais como as ações de integração entre as Plataformas Lattes e Coleta (CAPES), em 2000, e as diversas ações de cooperação que o CNPq efetivou para integrar o Lattes com patentes e registros (INPI), teses e dissertações (IES específicas e BDTD), artigos em textos completos (SciELO), entre outras.
Nomeado como membro titular externo pelo CNPq, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e presidente da Sociedade Brasileira da Computação (SBC), Lisandro Zambenedetti, acredita que a nova fase da COMLATTES abre novas oportunidades para inovações ainda mais representativas nesta importante plataforma materializada pelo currículo Lattes aos pesquisadores brasileiros. "Existem importantes iniciativas de integração de dados que gerarão conhecimento sobre a atuação científica dos pesquisadores, o que permitirá pautar, de forma mais concreta, novos editais, políticas e, em grande escala, os rumos da ciência no Brasil", finaliza.
A presidente do CONFAP, instituição com representante na comissão, Maria Zaira Turchi, ressalta o posicionamento estratégico da iniciativa à frente das transformações tecnológicas e evolução da ciência Brasileira e aponta que as mudanças colocam a gestão da Plataforma Lattes "rumo às novas práticas de um sistema científico e de inovação global".
O CNPq busca com a reestruturação enfatizar a atuação de forma colaborativa, em linha com ações de integração de dados que têm sido desenvolvidas em conjunto com agências e instituições parceiras federais e estaduais.
Fotos: Roberto Hilário/CNPq
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Seg, 01 Out 2018 18:33:00 -0300
CNPq e Confap divulgam resultado da chamada ERC - First Round
No total, foram selecionados 17 pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras para integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o divulgaram nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o resultado da seleção da Chamada Pública ERC - CONFAp CNPq Call 2018 (First Round). No total, foram selecionados 17 pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras para integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council - ERC).
O resultado pode ser acessado aqui.
Foram selecionados pesquisadores dos estados de Alagoas, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. As propostas aprovadas incluem grupos de pesquisa na Suécia, Espanha, Reino Unido, Portugal, Noruega, Bélgica, Itália e Israel. Os projetos aprovados terão início a partir deste semestre. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas. As FAPs e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem.
Os pesquisadores brasileiros devem procurar suas respectivas agências de fomento para mais informações sobre o apoio e providências necessárias. Para os projetos vinculados ao CNPq, o contato deve ser feito junto à Coordenação Geral de Cooperação Internacional do CNPq por meio do e-mail: horizonte2020.cgcin@cnpq.br
Sobre a Chamada
A Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio deste ano.Os projetos do ERC que estão abertos a abrigar pesquisadores brasileiros são projetos na fronteira do conhecimento e foram selecionados pela Comissão Europeia e pela Agência Executiva do ERC (ERC Executive Agency ¿ ERCEA).
Second Round
O Confap e o CNPq abriram, no mês de setembro, um 'Second Round' desta chamada. Pesquisadores elegíveis, que manifestaram interesse em contatar pesquisadores europeus até 19 de setembro, têm até o dia 10 de outubro para submeter proposta nesta rodada.O Second Round da chamada pode ser acessado aqui.
Com informações da Coordenação de Comunicação Social do Confap
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Qua, 26 Set 2018 18:37:00 -0300
Curso EAD de uso e manejo de animais de laboratório
Iniciativa da REBIOTERIO CNPq foi desenvolvida pela USP e oferece treinamento gratuito a interessados na área de bioterismo. Inscrições vão até 5/10 para o curso de capacitação no uso e manejo de animais de laboratório, na modalidade de ensino a distância. O treinamento é gratuito e voltado a profissionais e pesquisadores que atuam com bioterismo e modelos experimentais.Estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições para o curso de capacitação no uso e manejo de animais de laboratório, oferecido na modalidade de ensino a distância. O treinamento é gratuito e voltado a profissionais e pesquisadores que atuam com bioterismo e modelos experimentais.
A iniciativa é resultante da proposta aprovada pela Rede Nacional de Biotérios (REBIOTERIO) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra uma das frentes de atuação do órgão para o fortalecimento da pesquisa brasileira. O curso foi lançado em julho deste ano e o primeiro período de inscrições atraiu cerca de 500 alunos.
As vagas são ilimitadas. O conteúdo do curso mescla vídeo-aulas, materiais de apoio para leitura e testes de múltipla escolha. A plataforma digital também permite a interação entre os participantes e monitoria por plantões de dúvidas.
"Outro ponto positivo é que cada aluno pode determinar o ritmo do aprendizado, uma vez que aulas vão sendo abertas à medida em que a pessoa avança nos módulos", complementa a corresponsável pelo curso e coordenadora da Rede USP Biotérios, Patrícia Gama. Gama divide a coordenação do curso com a docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Claudia Mori.
Parceria
O iniciativa busca a ¿capacitação e a qualificação de profissionais para atuarem na produção de animais de laboratório e que possam contribuir efetivamente que o bem-estar dos animais seja garantido¿, explica o Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales, no vídeo de apresentação do curso.
A criação do curso teve o envolvimento multidisciplinar entre servidores da universidade, docentes e parceiros. Gama reforça que a chamada da REBIOTERIO do CNPq permitiu à USP gerar um curso atualizado com envolvimento de diferentes profissionais que planejaram o conteúdo de forma ampla e integrada, considerando as particularidades e expertises de cada tema.
Mais informações sobre o conteúdo do curso e inscrição estão no site do ICB-USP.
Serviço
Curso EAD - Capacitação no uso e manejo de animais de laboratório
Período de Inscrição: 24 de setembro a 5 de outubro de 2018
Curso gratuito
Realização: REBIOTERIO CNPq e USP
Informações: site do ICB-USP
Fonte: ICB/USP
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Seg, 24 Set 2018 15:25:00 -0300
Brasil sedia reunião do CYTED
Representantes dos comitês e coordenadores de áreas dos países signatários do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) estão reunidos na sede do CNPq para o encontro anual de avaliação e julgamento dos projetos apoiados. Abertura aconteceu nesta segunda-feira, 24, e o encontro vai até dia 26.Representantes dos comitês e coordenadores de áreas dos países signatários do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) estão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, para o encontro anual de avaliação e julgamento dos projetos apoiados. O encontro foi aberto nesta segunda-feira, 24, pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o Secretário-geral do CYTED, o uruguaio Alberto Majó; e o Coordenador de Cooperação Multilateral do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Carlos Eduardo Higa Matsumoto.
Abertura da reunião do CYTED com a presença do Secretário-Geral do Programa, Alberto Majó, do presidente do CNPq, Mario Neto Borges e de Carlos Matsumoto, do MCTIC
As atividades do CYTED acontecerão até a quarta-feira, 26. Nos dois primeiros dias, coordenadores de projetos e assessores dos comitês farão avaliação das iniciativas em andamento e julgamento de novos projetos a serem apoiados. No terceiro dia, o encontro será com delegados nacionais dos países signatários.
A importância do encontro foi ressaltada por Majó como uma oportunidade de intercâmbio e novas parcerias. Além disso, o secretário-geral reforçou o papel estratégico do Brasil não só para o CYTED, como para toda a comunidade latino-americana. Majó afirmou, ainda, que o programa tem se desenvolvido com equilíbrio, a partir da participação de todos os países signatários no co-financiamento. O presidente do CNPq lembrou que a agência está na raiz do CYTED, desde sua criação, e que a perspectiva atual é de resgatar o protagonismo do país, apesar do momento de queda orçamentária. Segundo Mario Neto a internacionalização é um dos principais pilares do CNPq e deve ser reforçada.
Programação
Nesta segunda, os coordenadores das 74 redes e projetos atualmente em vigor no CYTED apresentarão o seu progresso e resultados aos Comitês das sete áreas do programa: agroalimentação, ciência e saúde, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, energia, saúde e TIC. Além disso, será uma oportunidade de unir forças, compartilhar experiências com outros projetos na área e buscar sinergias com outras áreas.
Na terça-feira, os Comitês da área farão o julgamento das propostas apresentadas na Chamada 2018 do CYTED e definirão as prioridades que serão apresentadas para a próxima Chamada.
No último dia do encontro, quarta-feira, 26, haverá a reunião especial de Delegados Nacionais do CYTED para discutir um projeto de diretrizes políticas sobre ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é elaborar um documento que pretende ser uma contribuição do CYTED para a próxima reunião de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina, na XXVI Cúpula Ibero-americana de Chefes e Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em Antigua (Guatemala), em novembro deste ano.
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Sex, 21 Set 2018 13:31:00 -0300
Orçamento do CNPq para 2019 é revisto
O Presidente do CNPq, Mario Neto Borges, informou na última quarta-feira, 19, a recomposição do orçamento previsto para 2019 para a agência. Segundo Borges, em anúncio feito durante a reunião do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, o valor de R$ 800 milhões inicialmente previsto foi revisto pelo Governo Federal e acrescido R$ 200 milhões para o CNPq no PLOA 2019O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, informou na última quarta-feira, 19, a recomposição do orçamento previsto para 2019 para a agência. Segundo Borges, em anúncio feito durante a reunião do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, o valor de R$ 800 milhões inicialmente previsto foi revisto pelo Governo Federal e acrescido R$ 200 milhões para o CNPq no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2019 (PLOA).
No entanto, ressaltou Borges, o total de R$ 1 bilhão ainda é inferior ao valor de 2018 e, portanto, exige um esforço de diálogo com o Congresso Nacional para uma recomposição total do orçamento para fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Em deliberação, o Conselho manifestou a preocupação com o orçamento para o próximo ano, reforçando a extrema necessidade dessa recomposição para que os investimentos no setor não estejam comprometidos.
Presidente da FINEP, Marcos Cintra; Secretário do MCTIC, Álvaro Prata e Presidente do CNPq,Mario Neto Borges, participam da reunião do CD
Durante a reunião do CD, houve, ainda, a recondução do conselheiro, Prof. Fernando Galembeck; apresentação dos novos nomes para renovação dos Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq. Além disso, o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana, apresentou o resultado do I Seminário de Avaliação de Políticas Públicas em CT&I, realizado no CNPq nos dias 12 e 13 de setembro.
Prof. Fernando Galembeck (à esquerda) foi reconduzido como conselheiro do CD
Por fim, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresentou aos conselheiros os resultados preliminares de estudos de avaliação que está em andamento em parceria com o CNPq, mais particularmente o estudo "Apoio técnico ao CNPq na utilização de métodos e ferramentas modernas de inteligência em CT&I", no qual estão sendo avaliadas as perspectivas futuras, projetando o CNPq em 2035, os INCTs, além do programa SISBIOTA e do Programa Básico de Ciências Ambientais.
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Ter, 18 Set 2018 18:48:00 -0300
REBIOTERIO: resultado preliminar do chamamento
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga resultado preliminar do CHAMAMENTO PÚBLICO MCTIC/CNPq/FINEP/CONFAP Nº 001/2018 que selecionou biotérios de produção de animais no país para associação à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTERIO).O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga resultado preliminar do CHAMAMENTO PÚBLICO MCTIC/CNPq/FINEP/CONFAP Nº 001/2018 que selecionou biotérios de produção de animais no país para associação à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTERIO).
Os seguintes Biotérios foram selecionados:
- BIOTÉRIO DE PRODUÇÃO DO NÚCLEO DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - PRODUÇÃO-UNIFOR da FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ - UNIFOR
- Biotério Central-UT - BIOTE-UT/Inbio da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS
- Serviço de Biotério - SB da Fundação Ezequiel Dias - FUNED
- BIOTÉRIO DE ROEDORES/CBR BIOTERIO - CBR/UFJF da UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
- Biotério Central - CBEA da Universidade Federal de Uberlândia - UFU
- Laboratório de Criação e Experimentação Animal - LACEA do Instituto Carlos Chagas Fiocruz do Paraná - ICC
- Complexo Biotério UFPR - CBIOT-UFPR da Universidade Federal do Paraná - UFPR
- NÚCLEO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO ¿ NAL da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
- Biotério Central de Camundongos - BCC da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
- Instituto de Ciência e Tenologia em Biomodelos/Servico de Criacao de Roedores e Lagomorfos - ICTB/SCRL da Fundacao Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
- Centro de Modelos Biológicos Experimentais - CeMBE da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUCRS
- Centro de Reprodução e Experimentação de Animais de Laboratório - CREAL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
- CENTRO MULTIDISCIPLINAR PARA INVESTIGAÇÃO BIOLÓGICA NA ÁREA DA CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO - CEMIB da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP
- Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais para Medicina e Biologia-- CEDEME da Universidade Federal de Sao Paulo - UNIFESP
- Biotério Central do Instituto Butantan - BC do Instituto Butantan - IBu
- Biotério de Matrizes de Camundongos - BMC/ICB do Instituto de Ciencias Biomédicas - ICB
- Biotério de Produção e Experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Instituto de Química/USP -Biotério FCF-IQ/USP da Faculdade de Ciencias Farmaceuticas da Universidade de Sao Paulo - FCF USP
- Biotério Central da FMUSP ¿ Biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo - FMUSP
- Centro de Criação de Camundongos Especiais CCCE da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto USP - FMRP
- Serviço de Biotério da PUSP-RP - SVBIOTE-53 da Universidade de Sao Paulo - PUSP-RP
- Biotério I da FCFRP da FACULDADE DE CIENCIAS FARMACEUTICAS DE RIBEIRAO PRETO - FCFRP/USP
Para concluir a associação, estes biotérios deverão apresentar os documentos comprobatórios, que serão solicitados por mensagem eletrônica, até 17/10/2018.
Poderá ser interposto recurso contra o resultado preliminar até o dia 28/09/2018. O recurso, devidamente fundamentado, deverá ser encaminhado para o e-mail rebioterio@cnpq.br.