-
Ter, 07 Jan 2020 18:08:00 -0300
Doutores em áreas estratégicas: resultado final disponível
CNPq divulga o resultado final da Chamada CNPq N°01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. Lançada em janeiro de 2019, a seleção visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados e em consolidação.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada CNPq N°01/2019 - Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. Lançada em janeiro de 2019, a seleção visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados e em consolidação. Contemplando a mobilidade discente e docente, além de fomentar a formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica, também estimula a constituição e/ou fortalecimento de redes de pesquisa.
Os projetos institucionais foram construídos com base nos temas que compõem o documento Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022, norteador da política de ciência, tecnologia e inovação no país (https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/SEPED/Publicacoes/ENCTI/PlanosDeAcao.html ).
A adesão das instituições foi significativa, tendo em vista se tratar de iniciativa piloto. Foram submetidas 81 propostas institucionais, entre as quais foram aprovadas, inicialmente, aquelas previstas no orçamento estipulado de R$ 26.640.000,00. Após, esse total foi ampliado para R$ 75.482.241,55, tendo sido possível atender a todos os projetos recomendados, por meio da concessão de bolsas de doutorado, de apoio técnico e de recursos para custeio.
O modelo construído é uma nova proposta do CNPq para a concessão de bolsas, agora distribuídas por meio de chamadas públicas com foco direcionado para temáticas prioritárias e estratégicas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Busca-se, com isso, o equilíbrio entre ciência, tecnologia e inovação, ou seja, conhecimento, aplicação e impacto socioeconômico, permitindo o alinhamento contínuo com as temáticas definidas pelas estratégias e diretrizes na área de CT&I para o cumprimento da missão deste Conselho e a maximização do impacto socioeconômico dos investimentos.
Dessa forma, as bolsas de pós-graduação stricto sensu do CNPq podem continuar cumprindo com sua vocação de instrumento de implementação de Políticas Públicas, Programas e Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação.
Veja aqui o resultado.