-
Qui, 27 Dez 2018 18:01:00 -0200
CNPq apoia Inventário do Ciclo de Vida
A gestão eficiente dos recursos naturais é condição primordial para atingirmos o almejado equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação ambiental e a responsabilidade social. Tal eficiência é alcançada com a mensuração do que se consome, de quanto se produz, qual é o custo e o quanto impacta o meio ambiente e a sociedade. Conhecer os números relacionados à produção e consumo de um país é a base para se construir um desenvolvimento equilibrado.
Nesse o contexto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou chamada que visa apoiar a execução de projetos de pesquisa focados na construção de Inventário do Ciclo de Vida, o ICV. O objetivo é alimentar o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida (SICV Brasil) com ICVs representativos da economia brasileira e que estejam em concordância com os preceitos da Bioeconomia, alinhados com as diretrizes do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida. Os projetos podem ser submetidos até o dia 22 de fevereiro de 2019.
O ICV é uma etapa da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica normatizada que se dedica a compilar valores, dados e metadados relativos ao ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção, distribuição e consumo, até o descarte final. No ICV, os valores de massa e energia envolvidos direta e indiretamente em todas as fases da produção de um bem ou serviço são levantados e em uma etapa posterior são representados em impactos ambientais.
Portanto, uma base de dados com ICV de produtos nacionais é condição primordial não só para evidenciar como estamos gerindo nossos recursos - se essa gestão é eficiente ou quanto falta para ser -, mas também para possibilitar a elaboração de estratégias para alcançar o desenvolvimento nacional sustentável.
Essa iniciativa proporciona um conhecimento importante para apoiar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantir a implementação bem sucedida da agenda 2030.
Veja aqui a Chamada na íntegra.