-
Sex, 21 Dez 2018 10:55:00 -0200
UFMS, CNPq e SENAI são parceiros em programa de inovação
Um programa pioneiro de incentivo à inovação foi iniciado na UFMS em parceria com o CNPq e com apoio estratégico do SENAI-MS. O Programa UFMS-PPG-Inovação é uma iniciativa inédita na universidade para fomentar projetos dos programas de pós-graduação que busquem soluções aos desafios apresentados por empresasUm programa pioneiro de incentivo à inovação foi iniciado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa UFMS-PPG-Inovação é uma iniciativa inédita na universidade e visa motivar projetos desenvolvidos no âmbito dos programas de pós-graduação para que busquem propor soluções aos desafios apresentados por empresas, ampliando a interação universidade-empresa e contribuindo para aprimorar a pesquisa acadêmica ao incrementar o processo de inovação.
A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), que prestará apoio nas fases de prospecção de empresas, identificação de desafios para a pesquisa aplicada e apoio aos supervisores das empresas, caso o proponente tenha interesse.
O primeiro edital foi lançado para a concessão de cinco bolsas de doutorado, cinco de mestrado e cinco de iniciação tecnológica para alunos de graduação. O edital segue fluxo contínuo, enquanto houver bolsas disponíveis, com prazo para envio da proposta até 1 de agosto de 2019.
Para as propostas, são indicados temas prioritários, ainda que não obrigatórios. São eles:
- Produção de Biocombustíveis de primeira, segunda e terceira geração (Fossil Free Fuel).
- Processos de agregação de valor a recursos naturais locais e resíduos de produção do Estado de Mato Grosso do Sul.
- Produção de alimentos de rótulos limpos (Clean Label).
- Desenvolvimento de produtos, processos ou serviços para aplicações voltadas à saúde humana, saúde animal ou à produção agropecuária.
- Monitoramento e/ou remediação de impactos ambientais nas diferentes cadeias produtivas do Estado de Mato Grosso do Sul.
- Controle de pragas e doenças do complexo agropecuário e de inseto-vetores de interesse para a saúde humana.
- Reaproveitamento de energia calorífica dissipada por equipamentos.
- Automatização de processos produtivos da Construção Civil.
- Desenvolvimento de novos materiais.
- Desenvolvimento de conversão de aplicativos (sistemas de manutenção, gestão de logística, gestão energética e outros) de plataforma Web para Mobile.
- Aplicações em drone para sistema de georeferenciamento.
- Ferramentas visuais (Gamificações, Realidade Aumentada ou Realidade Virtual) para praticas industriais (simulações, aprendizados, validações).
- Desenvolvimento de hardware e software para aplicações IoT (Internet das Coisas) e/ou Cidades Inteligentes.
- Desenvolvimento de hardware e software para aplicações industriais.
Mais informações sobre o programa e o edital na íntegra estão disponíveis na página do PPG-Inovação na internet.