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Ter, 21 Ago 2018 19:12:00 -0300
Pesquisa estuda relação entre alimentos e câncer nas redes sociais
Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO na semana passada examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais.Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO na semana passada examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais.
Uma das autoras do artigo, Claudia Jurberg, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), explica que foram analisados alimentos funcionais relacionados ao câncer no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos) e se havia evidência científica ou não no portal de periódicos do PubMed, que é um motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina. O Pinterest foi a mídia de escolha porque está em franca ascensão no mundo e no Brasil.
"Foram analisados 507 Pins, sendo 75 de alimentos associados ao câncer, compartilhados mais de 27 mil vezes, e encontramos mais de 80 mil artigos científicos sobre esses alimentos e câncer no PubMed. Em 90% dos alimentos mencionados como funcionais para o câncer, encontramos literatura científica. Os Pins são ideias que as pessoas encontram e salvam de toda a Web", esclarece a pesquisadora.
Claudia informa que existem cerca de 50 bilhões de pins sobre comida no pinterest, e que o objetivo principal era investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas. "Surpreendemente, 90% dos alimentos citados nessa mídia social também aparecem na literatura científica".
No entanto, apesar desse paralelo entre conteúdo publicado em mídia social e evidência científica, a pesquisadora diz que não foi possível identificar a exata relação dos alimentos com o câncer: se previne, cura ou trata.
A pesquisa conclui que há um paralelo entre o conteúdo sobre alimentos e bebidas relacionados ao câncer divulgado no Pinterest e a literatura científica sobre esses mesmos ingredientes no PubMed, uma vez que sobre 90% deles foram encontrados artigos científicos. "Com isso, pode-se afirmar que os alimentos correlacionados ao câncer geram interesse, embora tenhámos percebido que os usuários dessa mídia são tímidos para expressar sua opinião com comentários sobre o assunto".
Além de Claudia Jurberg, da Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro, participaram do estudo Eloy Macchiute de Oliveira, do Datasus, e Graça Justo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi financiada pelo CNPq, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e Fundação do Câncer.
O artigo pode ser acessado no link https://www.future-science.com/doi/10.4155/fsoa-2018-0023