-
Sex, 03 Ago 2018 15:27:00 -0300
Aberta seleção de Feiras e Mostras Científicas
O Governo Federal destinará R$ 3,5 milhões para a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional. As propostas serão selecionadas por meio de chamada pública aberta pelo CNPq com submissão aberta até o dia 24 de setembro.O Governo Federal destinará R$ 3,5 milhões para a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional. As propostas serão selecionadas por meio de chamada pública aberta pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com submissão aberta até o dia 24 de setembro.
O objetivo de apoiar eventos científicos como feiras e mostras é a popularização da ciência, promoção da melhoria dos ensinos fundamental e médio e identificação de jovens talentosos.
A Chamada é uma parceria do CNPq com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC).
As propostas deverão ser enquadradas em uma das categorias definidas na chamada:
- Abrangência municipal: Destinado ao apoio a Feiras de Ciências e Mostras Científicas que reúnam no mínimo 40 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de um só município;
- Abrangência estadual ou distrital: Destinado ao apoio a Feiras de Ciências e Mostras Científicas que reúnam no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado ou, no caso das feiras distritais, de pelo menos 20% das escolas do Distrito Federal.
- Abrangência nacional: Destinado ao apoio a Feiras de Ciências e Mostras Científicas que reúnam no mínimo 200 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas
As propostas de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de abrangência nacional deverão evidenciar experiências e dados anteriores que demonstrem a efetiva capacidade do proponente na realização de um evento desta abrangência.
Serão consideradas prioritárias as propostas de Feiras e Mostras que envolvam majoritariamente alunos de escola pública e que possuam o escopo de estimular a submissão de projetos por meninas, especificamente em áreas matemática, física, astronomia, robótica e engenharias.
Os projetos deverão obrigatoriamente possuir natureza gratuita, e estimular o livre acesso a todos, sendo vedada a cobrança de ingressos.
As Feiras e Mostras Científicas previstas para o segundo semestre devem ocorrer, obrigatoriamente, nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.