O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia, nesta terça-feira (22), os vencedores do 15º prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.
O objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram de acordo com os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Em sua 15º edição, participaram 157 instituições, sendo 112 universidades e 45 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 471 relatórios dos bolsistas, dos quais 377 foram validados, sendo 140 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 132 de Ciências da Vida, e 105 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios definidos no artigo 11 do Regulamento do Prêmio: a) mérito, relevância e qualidade do relatório final; b) originalidade e inovação; c) aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e d) perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.
Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho em Maceió (AL). Após avaliação das Comissões, foram escolhidos os agraciados, por categoria e por grande área do conhecimento:
Categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Camila Maria de Oliveira - da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como orientadora Márcia Freire de Oliveira, com o trabalho intitulado: "A economia solidária como determinante na trajetória profissional de seus participantes: um estudo multicasos no setor de reciclagem de Uberlândia - MG".
Raira Saloméa Nascimento - da Universidade Federal de Viçosa, tendo como orientadores Magnus Luiz Emmendoerfer e Brendow de Oliveira Fraga, com o trabalho intitulado: "Modelo Slow City como Tecnologia Social para a gestão municipal: O caso de Rio Doce - MG".
Categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Iago Coelho Storch - da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como orientador Luciano Volcan Agostini, com o trabalho intitulado: "Técnica de particionamento de Tiles dinâmica visando o aumento de speedup do processo de codificação de vídeos segundo o padrão HEVC".
Isabela Maria Monteiro Vieira - da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como orientador Daniel Pereira da Silva, com o trabalho intitulado: "Novas Perspectivas na Produção de Biossurfactantes".
Categoria Ciências da Vida
Jennifer Thayanne Cavalcante de Araújo - da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tendo como orientador Francisco Fábio Oliveira de Sousa, com o trabalho intitulado: "Avaliação da atividade anticárie de nanopartículas poliméricas carregadas com ácido anacárdico".
Ana Jéssica dos Santos Sousa - da Universidade Federal do Ceará (UFCE), tendo como orientadora Raimunda Hermelinda Maia Macena, com o trabalho intitulado: "Desenvolvimento e validação de aplicativo multimídia em plataforma móvel direcionado à adolescentes para prevenção de alterações posturais".
O vencedor da categoria Mérito Institucional será conhecido em breve. A premiação consiste em um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela CAPES. Também receberá passagens aéreas e hospedagem para a participação do dirigente da instituição agraciada na SBPC.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq