-
Sex, 09 Mar 2018 16:18:00 -0300
Fórum do Confap reúne autoridades de CT&I
Terminou nesta sexta-feira, 9,o Fórum do Confap, em Florianópolis, com a presença de autoridades políticas e científicas, pesquisadores e empreendedores. A abertura do Fórum contou com a presença do Ministro Kassab e do Presidente do CNPq, Mario Neto Borges.Terminou nesta sexta-feira, 9,o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Florianópolis (SC), com a presença de autoridades políticas e científicas, pesquisadores e empreendedores.
A abertura do Fórum contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, do governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira; da presidente do Confap, Maria Zaira Turchi; e do presidente da a Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni. Na ocasião, foram anunciadas Chamadas para 2018 e ações de incremento da inovação no estado de Santa Catarina.
Além disso, foi assinado o Termo de Ratificação do Acordo do CNPq com (Fapesc) para a concessão de bolsas em nível de graduação e mestrado para os executores técnicos de cada um dos mais de 100 projetos contemplados na chamada pública do Sinapse da Inovação. A iniciativa foi criada em 2008 para apoiar o empreendedorismo inovador no estado.
A presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, abriu a cerimônia ressaltando o foco dado às discussões sobre inovação que permearão a realização deste Fórum. "O Confap propicia a permanente coordenação de nossas atividades, propõe ações conjuntas e articula o sistema estadual de ciência e tecnologia. Nossos encontros possuem relevância estratégica e política. Daí, a enorme importância de estarmos aqui, nesse espaço do Acate, tendo a Fapesc preparado com tanto empenho esse Fórum com foco na inovação", destacou.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) têm se mostrado importantes pilares para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no País. Durante a solenidade, o ministro anunciou que serão discutidas, durante o Fórum, novas ações com as FAPs, como um novo edital Universal e programas de pesquisa para a educação básica e para a agropecuária sustentável. "Eu quero não apenas convidar, mas convocar as Fundações para que elas possam participar efetivamente com suas contribuições para que a gente possa mostrar que o Brasil sai da crise e encontra seu caminho, principalmente, com o apoio da ciência, da tecnologia e da inovação", sublinhou.
Na quinta-feira, 8, o CNPq participou da Mesa Redonda ¿Parceiros Nacionais¿, que contou com apresentações do MCTIC, da CAPES, da FINEP e a EMBRAPII. No evento, o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Prof. José Ricardo, apresentou os resultados do Grupo de Trabalho do CNPq com as Fundações Estaduais. "Foi uma importante oportunidade de produtiva interação entre o CNPq e as FAPs em benefício da CT&I no País", disse Mario Neto Borges, presidente do CNPq.
Investimentos
Kassab voltou a defender a recuperação do orçamento da ciência e tecnologia e o incentivo à interação entre aos setores público e privado. "Não há a menor possibilidade de o Brasil encontrar uma saída para a sua crise econômica sem investimento expressivo no campo da ciência e da inovação. Precisamos muito de verbas públicas, e que elas sejam cada vez melhor utilizadas. Precisamos muito de uma conscientização plena da sociedade brasileira de que a pesquisa, a ciência e a inovação precisam de parcerias com o capital privado. E as empresas também precisam de investimentos a fundo perdido. Temos que fazer os investimentos compatíveis com as necessidades desse importante pilar do nosso desenvolvimento", ressaltou.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq