CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear -CERN é o maior laboratório de Física de Partículas do mundo. Fundado em 1954, com sede em Genebra, Suíça, congrega atualmente 20 Estados-membros, todos europeus, 6 Estados e 2 Organizações Internacionais como Observadores, além de 28 participantes Não-Membros, entre estes o Brasil.
Acordo firmado entre o CNPq e o CERN permite que pesquisadores brasileiros das áreas de Física de Partículas (teórica e experimental), engenharia de detectores, aceleradores e "software" correlato realizem trabalhos nos laboratórios do CERN.
A participação dos pesquisadores brasileiros tem sido de grande importância para o desenvolvimento científico no País nas áreas de Física de Partículas, Engenharia de Detectores e Aceleradores e "Software" correlato
A submissão de propostas, para obtenção de financiamento de passagens aéreas, diárias e seguro-saúde para atividades de pesquisa no CERN, é realizada em atendimento a editais públicos específicos para o convênio CNPq/CERN, disponíveis na página do CNPq.
Editais com resultado divulgado: