-
Sex, 10 Mai 2019 17:52:00 -0300
CELAC e União Europeia discutem infraestrutura em pesquisa
Representantes de entidades da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia estiveram reunidos em Brasília para alinhar as ações em torno do aprimoramento da infraestrutura em pesquisa dos países integrantes. O evento aconteceu na sede do CNPq entre os dias 6 e 8 de maio.Representantes de entidades da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia estiveram reunidos, esta semana, em Brasília, para alinhar as ações em torno do aprimoramento da infraestrutura em pesquisa dos países integrantes. O evento aconteceu na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os dias 6 e 8 de maio, em continuidade às ações do Grupo de Trabalho em Infraestrutura de Pesquisa EU-CELAC e como parte dos três workshops bi-regionais programados para promover o debate acerca das políticas em infraestrutura.
Integrantes de várias instituições estiveram reunidos em Brasília, na sede do CNPq. Foto: Marcelo Gondim/CNPq
O grupo foi formado com o objetivo de alinhar políticas e promover a integração das infraestruturas da América Latina e Caribe e desta região com estruturas em pesquisa e inovação da União Européia.
Dentre as atividades previstas está o mapeamento de infraestrutura em pesquisa da região e a construção de portal contendo informações sobre as instituições. Com isso, pesquisadores da América Latina, do Caribe e da União Européia poderão aproveitar melhor a infraestrutura existente nestes países para a colaboração internacional em pesquisa.
O encontro contou com a participação do CNPq, de 12 países da região e 7 europeus, além de representantes da Delegação da União Européia no Brasil e Bruxelas e da diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maria Zaira Turchi, que trocaram experiências e boas práticas.
A próxima reunião do GT está prevista para realizar-se no México em novembro de 2019.