-
Ter, 02 Out 2018 08:49:00 -0300
Nota de Pesar: Prof. Francisco Mauro Salzano
A Ciência brasileira, em especial a área da Genética, sofreu mais uma grande perda na última quinta-feira, 27 de setembro. Aos 90 anos, faleceu o ilustre pesquisador Francisco Mauro Salzano, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Professor Salzano graduou-se em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1950), com especialização em Genética (USP - 1952) e em Genética e Biologia Molecular (UFRGS - 1956), doutorado em Ciências Biológicas (USP - 1955) e pós-doutorado pela University of Michigan (1957). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Genética e membro do Comitê Assessor de Genética no CNPq. Incansável, ainda se mantinha ativo, com orientações de doutorado em andamento.
Atuando na área da genética humana, orientou quase uma centena de mestres e doutores, sendo responsável pela nucleação da Genética em várias universidades brasileiras. Foi agraciado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1994) e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, entre outras homenagens recebidas ao longo da extensa carreira.
A UFRGS decretou luto oficial de três dias em função do falecimento do professor.