-
Qui, 27 Set 2018 17:57:00 -0300
Nota de Pesar: Prof. Horácio Schneider
O CNPq lamenta o falecimento do Professor Horacio Schneider, ocorrido nesta madrugada de 27 de setembro.
Natural de São Paulo-SP, Horacio Schneider graduou-se em Ciências Biológicas na UFPA em 1974. Concluiu Mestrado (1976) e Doutorado (1984) na UFRGS sob orientação do grande geneticista Dr. Francisco Mauro Salzano. Na UFPA, exerceu importantes cargos, entre eles, foi o primeiro Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança e vice-reitor da UFPA no período de 2009 a 2016. No âmbito nacional, integrou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e presidiu a Sociedade Brasileira de Genética e a Sociedade Brasileira de Primatologia.
Prof.Horacio Schneider. Foto: Alexandre de Moraes/UFPA
Sua história na Ciência ultrapassa a contribuição do docente/pesquisador, e tem sido reconhecida em diversas homenagens, incluindo a nomeação como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2002). Em 2002 recebeu a ordem honorífica de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2010, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, maior honraria científica do País.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde a década de 80, formou várias gerações de geneticistas, garantindo à UFPA padrão de excelência no desempenho nas Ciências da Vida, e assegurando à Genética Amazônica referência internacional. Sua dedicação e expressiva contribuição na formação de pesquisadores e também no estabelecimento de parcerias internacionais, se refletem na extensa produção científica (http://lattes.cnpq.br/3621033429800270).
Sempre disponível para colaborar com o CNPq, atualmente fazia parte do Comitê Assessor de Genética.
Nesse momento de despedida, o CNPq se solidariza com a UFPA e com a família pela grande perda.