Chamadas Públicas
As Chamadas Públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas do menu principal em "Abertas", "Encerradas" e "Resultados".
-
CAPES/CNPq/DAAD Chamada CNPq nº. 04/2017 Edital CAPES nº 15/2017
O objetivo do Programa é apoiar candidatos para realização de doutorado pleno, de doutorado sanduíche e de doutorado sanduíche com cotutela na Alemanha, contribuindo para a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha.
- DAAD/Doutorado Pleno (GDE)
- DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE)
- DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE) - Co-Tutela
Divulgação:- 01/09/2017
-
APOIO À SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017
A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
- Chamada 02/2017 - Linha A - Projetos de Abrangência Estadual ou Distrital
- Chamada 02/2017 - Linha B - Projetos de Abrangência Intermunicipal
- Chamada 02/2017 - Linha C - Projetos Temáticos
Divulgação:- 10/07/2017
-
CHAMADA MCTIC/CNPQ/FINEP Nº 01/2017 - AUXÍLIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO - ARC - Cronograma 1
Apoiar eventos nacionais ou mundiais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.
- Alteração de Calendario :link
- Resultado Provisório :link
- Resultado de Enquadramento :link
- Alteração do Calendário 2 :link
- Resultado antes do período recursal :link
- Alteração do Calendário 3 :link
- Chamada ARC nº 01/2017 L2 - Eventos de abrangência regional, promovidos por sociedadesou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que estejam em suas primeiras edições(com histórico inferior a 10 (dez) anos).
- Chamada ARC nº 01/2017 L1 - Eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área,promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que sejamrealizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional.
- Chamada ARC nº 01/2017 L3 - Eventos MUNDIAIS que serão realizados no Brasil.
Divulgação:- 31/07/2017
-
CHAMADA MCTIC/MAPA/MEC/SAF-CASA CIVIL/CNPQ Nº 21/2016 - APOIO À IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE NEA E CVT EM AGROECOLOGIA
Apoiar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica e/ou rural, pesquisa científica e/ou aplicada, e educação profissional e tecnológica, voltados à construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à Agroecologia e à Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção. Fichas Agroecológicas
- Briefing da Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico - 2022 :link
- Definições de NEA e CVT :link
- Resultado Definitivo da Verificação dos Critérios de Elegibilidade :link
- Resultado antes do período recursal :link
- Prestação de Contas :link
- Pequeno Manual de Sobrevivencia :link
- Cartão Pesquisa :link
- Protocolo de diretrizes para confecção das fichas agroecológicas :link
- Formulário Estruturado de Indicadores :link
- Modelo para Ficha Agroecológica :link
- Chamada Nº 21/2016 - Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA)
- Chamada Nº 21/2016 - Linha 2: Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA)
- Chamada Nº 21/2016 - Linha 3: Criação de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT)
- Chamada Nº 21/2016 - Linha 4: Manutenção de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT)
Divulgação:- 21/07/2017
-
APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS
A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.
ATENÇÃO: Prazo prorrogado até o dia 27/01/2017 às 23:59h.
- Guide to the Call :link
- Resultado antes do período recursal- Linha 1 - Educação :link
- Resultado antes do período recursal - Linha 2 - Cidadania :link
- Alteração do Cronograma :link
Divulgação:- 20/03/2017
-
Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DA UNASUL
Objeto Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Caráter Socioeducativas e Sociotécnicas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para os países da União das Nações Sul Americanas (UNASUL). 1.1 ¿ São objetivos desta Chamada: a) Fomentar núcleos e grupos de ensino, pesquisa, extensão com expertise na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) que possam apoiar a produção, humanização, socialização e popularização de conhecimento e tecnologias na área, no âmbito da UNASUL; b) Integrar a investigação científica em Segurança Alimentar e Nutricional à Política na mesma área, de modo a estimular que a produção do conhecimento considere as demandas sociais e da gestão das políticas públicas de SAN; c) Formar e fortalecer rede de instituições que promovam intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UNASUL visando: a) compartilhar e articular estudos científicos e tecnológicos com práticas alimentares tradicionais e populares em SAN; b) identificar ou construir tecnologias e inovações sociais na área de SAN (produção, manipulação, conservação, abastecimento de alimentos); c) contribuir no monitoramento contínuo da situação de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo a produção e distribuição da agricultura familiar, o abastecimento alimentar e compras institucionais até um consumo saudável; d) Fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da inclusão produtiva rural local, que incida em cadeias produtivas de povos e comunidades tradicionais e pequenos agricultores que atuam no fornecimento de alimentos para políticas públicas (PAA/PNAE); e) Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito da Educação Básica, Assistência Social, Saúde e outros campos de praticas de EAN, estimulando o desenvolvimento de projetos interativos entre instituições de ensino, pesquisa e extensão com os sistemas públicos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; f) Socializar e popularizar os conhecimentos técnico-científicos da área de nutrição e segurança alimentar contribuindo para promoção da alimentação saudável, controle e prevenção de agravos decorrentes da má alimentação; g) Estimular estudos que promovam o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados e municípios com fortalecimento de ações da participação e controle social, incluindo os países da UNASUL.
- Resultado antes do período recursal :link
Divulgação:- 05/05/2017
-
Chamada Mestrado em Engenharia de Petróleo - MPE 2016
Formar profissionais no exterior em nível de mestrado, em instituições de excelência, voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade nas áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica e naquelas estratégicas definidas pelo CNPq.
- Resultado antes do período recursal :link
Divulgação:- 30/11/2016
-
CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 19/2016 - APOIO ÀS ATIVIDADES DA REDE NACIONAL DE MÉTODOS ALTERNATIVOS - RENAMA
A Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) foi instituída pela Portaria n° 491, de 03 de julho de 2012, do MCTIC; com o objetivo de desenvolver, validar e certificar tecnologias e métodos alternativos para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos, cosméticos, vacinas e outras atividades que envolvam animais de experimentação. Esta Chamada objetiva apoiar a RENAMA por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação, particularmente os descritos na Resolução Normativa n° 18, de 24 de setembro de 2014, do CONCEA; induzindo a formação de Consórcios Temáticos de Pesquisa entre os Laboratórios Centrais e os Laboratórios Associados integrantes da RENAMA, como disposto na Portaria MCTIC n° 491, de 03 de julho de 2012. Os Consórcios Temáticos de Pesquisa devem contribuir para o atendimento dos objetivos da RENAMA, colaborando para o aumento do número de laboratórios aptos a desenvolver e implementar Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação no Brasil. Cada Consórcio Temático de Pesquisa deverá ser composto por um Laboratório Central (Coordenador do Consórcio) e por, pelo menos, três Laboratórios Associados, conforme a estrutura da RENAMA estabelecida na Portaria n° 491, de 03 de julho de 2012, do MCTIC. ATENÇÃO: O período de inscrição desta chamada foi prorrogado até o dia 21 de Outubro de 2016.
- Resultado antes do período recursal :link
Divulgação:- 11/11/2016
-
PROGRAMA EDITORIAL
A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
ATENÇÃO: Prazo para pedido de reconsideração: 18/11/2016 a 28/11/2016.
Divulgação:- 18/11/2016
-
CHAMADA DE APOIO A PROJETOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
Apoiar projetos de pesquisa sobre tecnologia assistiva, oriundos de Núcleos de Tecnologia Assistiva já constituídos, com a finalidade precípua de desenvolvimento e entrega de produtos ou serviços tecnológicos voltados ao atendimento das necessidades de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. ATENÇÃO: O período de inscrição desta chamada foi prorrogado até o dia 13 de Outubro de 2016.
- Resultado antes do período recursal :link
Divulgação:- 11/11/2016