Procedimentos para Indicação de Nomes para a Renovação de CAs do CNPq/2020
O processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs), cujos mandatos terminam até junho de 2020, está aberto para o recebimento de indicações da comunidade científica nacional. Pesquisadores nível 1 e sociedades científicas, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas poderão indicar os seus representantes de 03/02/2020 até 23/04/2020 (atualização feita em 09/04/2020 devido à prorrogação do prazo anteriormente definido).
A finalidade dessa consulta é ter uma relação de nomes que possam efetivamente contribuir para o avanço da CT&I no País e para uma melhor atuação do CNPq. Essa atuação tem enorme importância para a comunidade científica nacional, pois estes comitês não apenas julgam todas propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos, bolsas e projetos, como também expressa a representatividade dos membros da comunidade, dando visibilidade às pesquisas realizadas no país.
Escolha, designação e formas de assessoramento
Quanto à escolha dos assessores dos CAs pelo Conselho Deliberativo do CNPq (CD):
O número de indicações não é fator preponderante;
Serão consideradas a diversidade de sub-áreas do conhecimento e a distribuição institucional e regional;
O Conselho Deliberativo do CNPq (CD) poderá considerar nomes não indicados após a consulta;
A designação de cada assessor será feita para um período de até 3 anos, vedada a recondução, podendo haver nova designação após interstício de um mandato;
Os assessores escolhidos pelo CD serão informados e deverão, se aceitarem a indicação, assinar o termo de posse após serem nomeados pelo presidente do CNPq.
Normas para indicação
1. Deverão ser indicados bolsistas de produtividade em pesquisa da categoria I do CNPq ou pesquisadores de qualificação equivalente, excluídos os que atualmente integram os Comitês, cuja composição atual pode ser encontrada em http://cnpq.br/web/guest/membros-dos-comites/
2. De acordo com as áreas que estão sendo renovadas, serão consultados:
Pesquisadores 1 constantes do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa;
Pesquisadores 1 e 2 constantes do Programa de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora;
Sociedades científicas e tecnológicas de âmbito nacional;
Associações civis de âmbito nacional com atuação na área tecnológica e inovação;
3. Ao fazer sua indicação, o pesquisador deverá necessariamente registrar 3 (três) nomes de especialistas, de diferentes instituições, para a(s) área(s) em renovação.
4. O pesquisador poderá indicar nomes para todas as áreas que estejam sendo renovadas no seu Comitê e não apenas para a sua área. No Anexo estão relacionados por CA as áreas que podem indicar nomes e as áreas que podem receber indicações.
5. As sociedades e associações constantes no ANEXO, indicarão necessariamente três nomes de pesquisadores para cada área em renovação dos CAs relacionados às mesmas.
Como indicar
Para que se proceda à indicação, o(a) consultado(a) deve clicar aqui. A página de cada indicação estará acessível até que ela seja concluída. Não é permitida a retificação, complementação, nem consulta à indicação já enviada ao CNPq. Caso o pesquisador possa e queira fazer indicações para outra área, deverá reiniciar o processo.