-
Qua, 25 Jul 2018 17:44:00 -0300
SBPC 2018 - CNPq e o incentivo aos jovens na ciência
Na manhã desta quarta-feira, na 70ª Reunião Anual da SPBC, a importância do incentivo aos jovens na ciência como ferramenta de transformação social foi tema de palestra organizada pelo CNPq. Na terça, os agraciados dos Prêmios de Fotografia-Ciência e Arte e Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica falaram sobre suas experiências como jovens iniciando a trajetória científica.Na manhã da quarta-feira, 25, na EXPOT&C da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), a importância do incentivo aos jovens na ciência como ferramenta de transformação social foi tema de palestra organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento contou com a presença do Presidente do CNPq Mario Neto Borges, além de Fabio Guedes Gomes, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); José Ricardo de Santana, Diretor do CNPq; e André Luiz Pinto, da Fundação Roberto Marinho. Foram apresentadas ações do CNPq para os jovens como as bolsas de iniciação científica, e o Prêmio Jovem Cientista, cujas inscrições terminam em 31 de julho.
Os agraciados dos Prêmios de Fotografia-Ciência e Arte e Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq falaram sobre suas experiências como jovens iniciando a trajetória científica. Na terça-feira, 24, eles receberam os prêmios em cerimônia que contou com a presença de Mario Neto Borges, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich e da presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Maria Zaira Turchi.
Premiações e divulgação científica
Para o prêmio de fotografia, estiveram presentes o primeiro colocado de cada uma das duas categorias - imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais - Adriano Oliveira Maciel, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e Alexis de Sá Ribeiro do Bonfim de Melo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), respectivamente.
Além disso, foram entregues os prêmios a todos os sete agraciados com o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica: os três primeiros colocados em cada categoria - iniciação científica e iniciação tecnológica - e o mérito institucional, oferecido à Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) .
Após a premiação, o presidente do CNPq anunciou o lançamento do livro sobre os 40 anos de criação do Prêmio José Reis, disponível para download na página do CNPq na Internet. Em seguida, o Diretor-Geral do Instituto Mamirauá, vencedor da edição deste ano do Prêmio, proferiu a palestra "O Instituto Mamirauá e a divulgação científica na Amazônia".
Fotos: Roberto Hilário